No calendário da Saúde é assim: sai o Outubro Rosa, campanha relacionada aos cuidados com o câncer de mama, e, antes que você pergunte o que é Novembro Azul, a gente já explica que é uma iniciativa de alerta aos homens sobre a importância de evitar o câncer de próstata.
Calma que o sermão para quem, em pleno 2022, ainda tem vergonha de falar sobre o assunto vai chegar nos próximos textos deste Novembro Azul (brincadeira, nada de broncas. Mas o tema é realmente importante e será amplamente discutido por aqui!). Por ora, vamos aproveitar que você já sabe o que significa o Novembro Azul e abordar nos próximos parágrafos a definição de próstata e quais são os fatores de risco para o câncer de próstata.
Aliás, impossível introduzir o assunto sem essa devida apresentação. Então, ao leitor que pode estar se perguntando “mas o que é a próstata mesmo?”, anota aí: se não conseguir visualizar com o poder na mente, procure a imagem na Internet. A próstata é exclusiva dos homens e se localiza à frente do reto, abaixo da bexiga e engloba a parte superior da uretra.
As definições seguintes talvez ajudem melhor nessa localização. A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho reprodutor, sendo responsável pela produção de um líquido que protege e nutre os espermatozoides, ajudando na fecundação. Mas, importante, não está incumbida em atuar na ereção ou no orgasmo (aí já é outro departamento).
A próstata de homens jovens possui o tamanho de uma ameixa e vai aumentando com o passar dos anos. Esse aumento é considerado normal e nem sempre resulta em câncer ou outras doenças. Mas é preciso ficar atento. Só para lembrar, aqui no Brasil, o câncer de próstata perde apenas para o câncer de pele em incidência no universo masculino.
Como a próxima pergunta, obviamente, seria “como prevenir o câncer de próstata”, entremos, então, nos principais fatores de risco para o câncer de próstata, que são influenciados por questões genéticas, hábitos alimentares e estilo de vida.
Idade
A preocupação com o câncer de próstata deve chegar aos homens a partir dos 40 anos de idade. É nessa faixa que normalmente aparecem as primeiras manifestações de alterações, com tendência a aumentar ano a ano. No entanto, no Brasil nove de cada dez casos diagnosticados da doença acontecem a partir dos 55 anos de idade, segundo o INCA.
Histórico familiar
Ligue o alerta se você é homem e teve o pai ou o irmão com a enfermidade antes dos 60 anos de idade. Nesses casos, o risco de se ter a doença pode mais do que duplicar.
De olho na balança
Sobrepeso e obesidade, além de outros malefícios para a saúde, também são fatores de risco relevantes para o câncer de próstata. Exercite-se e faça boa alimentação, se possível com pouca gordura de origem animal.
Fonte: Instituto Nacional de Câncer (INCA)
Cuide SEMPRE da sua saúde
Aproveitando as dicas, também é importante ter o acompanhamento de um especialista. Para quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e agendar a consulta com super desconto.