Escuta ativa: uma perspectiva da gestão de Recursos Humanos
A escuta ativa revela-se uma habilidade vital no cenário contemporâneo de negócios, caracterizado por sua necessidade constante de inovação e agilidade. Pelo papel crucial que desempenha na promoção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo, a escuta ativa se insere como uma categoria essencial na pesquisa e prática de gestão de Recursos Humanos.
Segundo um estudo conduzido pela Accenture, empresas que incentivam a prática da escuta ativa aumentam em 4,6 vezes a chance de possuir um quadro de colaboradores altamente engajados. Tal dado é de extrema relevância, visto que colaboradores engajados são mais produtivos, criativos e comprometidos com a empresa.
Você escuta para responder ou para compreender?
A Escuta Ativa e os CEOs em destaque
É válido lembrarmos da constatação de que 98% dos CEOs mais bem avaliados, conforme levantamento da PwC, demonstraram alta competência em “escuta”. Essa constatação sugere que a prática da escuta ativa é uma das características fundamentais para uma liderança eficaz, sendo consensual entre os líderes de alto desempenho.
Impacto da Escuta Ativa na Gestão de Recursos Humanos
A escuta ativa é um instrumento poderoso no gerenciamento de recursos humanos. Não só facilita o reconhecimento de problemas e a identificação de oportunidades de melhorias como desenvolve um melhor entendimento das demandas internas e externas do ambiente organizacional.
A prática efetiva dessa competência por gestores, pode fortalecer a relação com os colaboradores, melhorando o clima organizacional e promovendo maior satisfação no trabalho.
Estas constatações mostram a necessidade de capacitação e desenvolvimento contínuo nesta competência, tanto para gestores quanto para colaboradores.
A atenção plena ao escutar é um pilar essencial em todas as conversas, exigindo consciência e esforço para manter a concentração naquilo que está sendo expressado, bem como toda a gama de informações que se pode obter além do simples ato de ouvir.
Quando o objetivo é unir diálogos, torna-se necessária a identificação e compreensão dos aspectos primordiais de cada participante da conversa.
A gestão da sua empresa pratica escuta ativa?