Atleta de final de semana: prepare-se e faça atividade física com moderação

O segredo é não brigar com os limites do seu corpo e ter acompanhamento médico
Atleta de final de semana prepare-se e faça atividade física com moderação-min

Sumário

O cenário é conhecido: você não é nem tão jovem para ter fôlego de praticar o seu esporte todos os dias e nem tem uma idade tão avançada a ponto de deter o ímpeto de se reunir com amigos de vez em quando e manter acesa a chama de um esportista. E ainda tem os problemas de agenda por causa do trabalho, família, amigos, criança… Cadê tempo? Sobra só sábado e domingo, portanto.

Esse é o perfil exato do que chamamos de “atleta de final de semana”. São todas aquelas pessoas que não fazem exercícios físicos de forma regular ao longo da semana e tentam correr atrás do tempo perdido nos poucos momentos de lazer. Que é sedentário por definição.

Para quem está se perguntando o que é sedentário, é basicamente aquele que se exercita pouco e pratica poucas ou quase nenhuma atividade física.

Bom, perfil identificado, o passo seguinte é responder a uma pergunta importante e que deve estar na sua mente. Afinal, ser um atleta de final de semana não é melhor do que ser sedentário? Este já não é um primeiro passo para a clássica pergunta sobre como sair do sedentarismo?

A resposta é “sim”, mas com ressalvas. Como sabemos, entre as principais consequências do sedentarismo está ser um dos principais fatores de risco para a mortalidade por conta de diabetes e doenças cardiovasculares. Mas escapar desse quadro não significa sair fazendo exercício físico sem qualquer planejamento.

Benefícios à saúde

A regra é clara: opte sempre por fazer exercícios, mas mesmo que você não consiga fazer atividades físicas regulares pelo menos três vezes por semana, assuma o papel de atleta de final de semana e procure acompanhamento profissional para que a sua ação saudável não se torne um pesadelo.

Os avanços serão notados de imediato. Mesmo que esparsas, essas atividades melhoram a respiração e previnem problemas cardíacos. Outro benefício direto é o controle de peso, já que a prática de exercícios físicos estimula hábitos saudáveis como melhorar a alimentação e criar rotinas.

Desde que você não seja do tipo de atleta de final de semana que troca mulher/marido pela sua atividade física do sábado ou do domingo, até eles vão aprovar o seu lazer. É que a prática de exercícios como caminhadas, corridas ou mesmo a pelada com a turma ajuda a produzir a serotonina. Aliás, não só produzir, mas também aumentar a serotonina. E o que é serotonina? O nosso hormônio da felicidade. Traduzindo para a linguagem do dia a dia, o seu humor vai melhorar e você vai ficar mais relaxado para os dias seguintes.

Mas qual é o lado ruim? Como evitar riscos para o atleta de final de semana?

O seu corpo de atleta de final de semana pode não estar preparado para esforços repentinos. Então, até que você possa de fato melhorar o condicionamento físico adequado ou esteja minimamente apto a mudar de rotina, opte por exercícios leves ou moderados e não brigue com os limites do seu corpo.

Caso contrário, o risco de lesões em ossos e músculos vai crescer e você vai ficar de molho por longos períodos. Afinal, você, como bom atleta de fim de semana, deve saber que joelhos, tornozelos e o fôlego já não são mais os mesmos, assim como o tempo de recuperação para estiramentos, tendinites, bursites…

Vamos parar por aqui porque você já entendeu. Cuide do seu corpo e garanta a longevidade da sua atividade que, sabemos, é cultuada, sagrada e precisa ser preservada para você não precisar abandonar estes exercícios definitivamente.

Cuide SEMPRE da sua saúde

Aproveitando as dicas, também é importante ter o acompanhamento de um especialista. Para quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e agendar a consulta com super desconto.

Compartilhe