Employer Branding, uma nova estratégia para o seu negócio

Em tempos de crescente demanda por profissionais de alta qualidade, o employer branding sai das sombras e assume um papel central na estratégia de gestão de recursos humanos.
Estratégia empresarial para reter e engajar talentos

Sumário

Gestão de marca do empregador: atração, retenção e engajamento de talentos

A gestão da marca do empregador, também conhecida como “employer branding”, emerge como uma estratégia empresarial vital para atrair, reter e engajar talentos de qualidade. Neste cenário competitivo, no qual a procura e retenção de talentos se tornou um desafio, a presença de uma forte marca empregadora pode ser a diferenciadora. Com base na definição apresentada por Backhaus e Tikoo (2004), employer branding é “o conjunto de atributos e qualidades, muitas vezes intangíveis, que fazem uma organização ser única, atraindo a ativação de afiliação da parte dos colaboradores”. Ele envolve todas as ações, políticas e a experiência geral de trabalho que uma organização oferece aos seus funcionários.

Cultura de bem-estar e equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Investir no bem-estar dos colaboradores e em políticas flexíveis de trabalho é fundamental para uma boa gestão da marca empregadora. Uma pesquisa conduzida pelo Instituto de Pesquisa Gallup (2017) mostrou que o bem-estar no local de trabalho é um fator crucial para o engajamento dos colaboradores. A promoção de uma cultura de bem-estar, incluindo a saúde física e mental dos funcionários, e a implementação de políticas que favoreçam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, corroboram para a criação de um ambiente de trabalho saudável e atraente.

Priorizando a saúde mental

A oferta de programas de saúde mental que auxiliam os funcionários a lidar com o estresse e promovem o bem-estar emocional é uma das principais iniciativas. A OMS (Organização Mundial da Saúde) tem chamado a atenção para a questão da saúde mental no ambiente de trabalho, identificando-a como um dos principais fatores que afetam o engajamento e a produtividade dos funcionários. Investir em programas de apoio à saúde mental demonstra que a organização se preocupa com o bem-estar integral de seus funcionários, contribuindo assim para a retenção de talentos.

Employer branding: um esforço contínuo

O employer branding não é um projeto pontual, mas sim um esforço contínuo que requer consistência e autenticidade. Entender as capacidades e limitações da organização é fundamental para oferecer aos colaboradores a melhor experiência possível. Priorizar o bem-estar dos funcionários demonstra o comprometimento da empresa com a satisfação e a qualidade de vida de sua equipe. A gestão eficaz da marca do empregador facilita a atração e a retenção de talentos, impulsiona a produtividade e contribui para a consecução dos objetivos organizacionais.

A construção de uma marca empregadora forte e consistente pode ajudá-lo a se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

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