ANO NOVO, VIDA NOVA: VEJA DICAS PRÁTICAS PARA TIRAR AS IDEIAS DO PAPEL E CUMPRIR METAS

Criar uma rotina saudável requer força de vontade e planejamento; até a tecnologia pode ajudar
ANO NOVO, VIDA NOVA VEJA DICAS PRÁTICAS PARA TIRAR AS IDEIAS DO PAPEL E CUMPRIR METAS-min

Sumário

Não foram encontrados cabeçalhos nesta página.

A chegada de um novo ano traz consigo o desejo por muitas conquistas, realizações e, claro, saúde. Por falar nesse último item, aliás, o nosso primeiro texto de 2023 tentará te ajudar a tirar do papel todas aquelas metas traçadas antes da virada do ano em busca de um estilo de vida mais saudável.Beber mais água, fazer exercícios físicos regularmente, cuidar da pele, dormir e comer adequadamente… A lista está feita, não é mesmo? O segredo, então, é seguir dicas práticas para executá-la com precisão.Spoiler: o seu celular pode ser uma ferramenta de apoio!

1 – A importância de beber mais águaA água garante o funcionamento do nosso organismo. Se não consumida em níveis adequados, pode causar fraqueza, fadiga, dor de cabeça e, em casos extremos, levar à morte, já que tem papel direto no funcionamento do sistema digestivo, na eliminação de toxinas, na melhora das articulações, na manutenção do volume de sangue, no equilíbrio da temperatura do corpo e até na concentração e no nosso humor. – Qual é a quantidade de água que preciso por dia?

Esqueça aquela recomendação clássica de bebermos 2 litros de água diariamente. O importante é criar o hábito de beber água todos os dias, até nos frios, mesmo sem sentir aquela sede tradicional de períodos mais quentes ou pós exercício físico. Como não é possível armazenar água no corpo, é preciso aumentar a ingestão de líquidos gradativamente para repor a quantidade de água que perdemos pelo suor, urina e na respiração.

– Não posso beber outros líquidos?Para aumentar a ingestão de líquidos você também pode aproveitar sucos, água de coco, chás e sopas. Só evite bebidas artificiais e refrigerantes, por conta de açúcar e conservantes.– Preciso de dicas práticas. Afinal, como beber mais água?Ande para todos os cantos com uma garrafinha em mãos (ou na mochila). Se trabalha sentado, deixe-a ao lado do seu computador para não esquecer. Caso nada disso funcione, existem aplicativos gratuitos que te ajudam a controlar horários e a quantidade de ingestão de líquidos que você precisa tomar ao longo do dia. Basta escrever “água” na busca do seu App Store ou Google Play e escolher o seu aplicativo.2 – Faça exercícios físicos regularmenteManter-se ativo é a principal maneira de combater o sedentarismo e as principais doenças que ele acarreta. Antes que você diga não é a preguiça que te deixa longe de atividades físicas, saiba que a falta de tempo também é contornável. Normalmente, a equação que vai funcionar é força de vontade + planejamento (precisa incluir acompanhamento médico para melhores resultados) + execução.– Escolha a sua atividade e crie rotinasEssa soma de fatores vai fazer com que você crie uma rotina de vida saudável. O primeiro passo, então é escolher a atividade que mais te agrada (dança, caminhada, esporte, academia), montar um cronograma adequado à sua rotina e ter assiduidade para potencializar resultados.

– Busque companhiaNão deixe de acrescentar nesse liquidificador a motivação. Se possível, faça essas atividades acompanhado de amigos ou parentes. São essas pessoas que vão te incentivar em dias de pouca disposição. O segredo é não deixar a peteca cair.

3 – Já sei que a alimentação reflete diretamente na qualidade de vida. Mas o que é comer bem?

Abordamos em diversos textos de 2022 a importância da alimentação para uma vida saudável. Só para retomar os principais pontos de atenção, evite alimentos industrializados (prefira sempre os naturais, com dietas nutritivas e equilibradas); tenha horários fixos para as refeições; se possível, coma (moderadamente) de 3 em 3 horas, intercalando as refeições tradicionais com frutas.– Nem sempre consigo tempo para cuidar da alimentação. O que fazer?

A vida atribulada pode dificultar, mas jamais impedir os cuidados com a saúde. A dica fundamental para quem tem pouco tempo é procurar um nutricionista que poderá indicar uma dieta moldada aos seus anseios e disponibilidade. Os aplicativos, novamente, podem ajudar. Existem vários que auxiliam a controlar o consumo de calorias ou a evolução da dieta que você segue.

4 – Por que e em qual fase da vida devo cuidar da pele?

Como sabemos, a exposição exagerada ao sol é bastante prejudicial para a nossa pele, podendo causar o envelhecimento precoce, manchas, queimaduras e o temível e bastante comum câncer de pele. Lembre-se, não devem restringir os cuidados ao rosto, e sim com a pele do corpo todo. E quanto antes começarmos a nos cuidar, melhores serão os resultados em todas as fases da vida, principalmente de pessoas com a pele muito clara.

– O uso do protetor solar é suficiente para cuidar da pele?

Não é apenas isso, mas passar protetor solar diariamente, inclusive quando não houver sol, ajuda bastante a evitar a radiação solar UVA e UVB. Em dias de praia, piscina ou muito suor, reaplique o protetor (que deve ter fator mínimo 30) a cada 2 ou 3 horas ou após entrar na água.– O que mais posso fazer para proteger a minha pele?Além do protetor/bloqueador solar, existem outros métodos importantes para cuidar bem da pele. Anote aí: evite exposição prolongada ao sol, preferindo sempre os horários da manhã ou do fim de tarde; use bonés, chapéus e roupas compridas e sombrinhas em dias de muito calor.

5 – Qual é a real importância do sono para o dia a dia

Os períodos de descanso são frequentemente negligenciados pelas pessoas. Para poder desempenhar bem as nossas funções cotidianas, no entanto, é fundamental repousar corpo e mente, já que dormir mal pode nos trazer dores de cabeça, irritabilidade e outros desgastes emocionais relacionados, além de problemas físicos corriqueiros que atrapalham o bem-estar.

– O que devo fazer para dormir bem?A criação de uma rotina de sono é muito importante para bons resultados. A lista deve incluir nunca trocar o dia pela noite; dormir em quartos escuros e silenciosos (isso envolve desligar a televisão e não utilizar o celular ao deitar-se); evitar alimentação pesada antes de dormir.

O celular pode ajudar?

Não na hora de dormir. Mas também há aplicativos que ajudam a controlar as horas de sono ou oferecem técnicas de relaxamento que podem ser importantes para que ninguém precise contar carneirinhos ao deitar a cabeça no travesseiro.

Cuide SEMPRE da sua saúdeAproveitando as dicas, também é importante ter o acompanhamento de um especialista. Para quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e agendar a consulta com super desconto.

Compartilhe