Outubro Rosa: conheça a origem da campanha que alerta sobre o câncer de mama

Venha com a gente entender o que é o outubro rosa, o movimento que mais movimenta pessoas para alertar sobre uma enfermidade
Outubro Rosa conheça a origem da campanha que alerta sobre o câncer de mama-min

Sumário

Chegou outubro e, com ele, inevitavelmente vamos falar de outubro rosa. Sabemos que associar datas, meses e cores à conscientização sobre doenças representativas é uma iniciativa que remete ao início dos anos 1990 em todo o mundo, mas que passou a ganhar mais visibilidade no Brasil há pouco mais de uma década.

Entre as campanhas mais difundidas por aqui estão o Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Novembro Azul (saúde masculina – câncer de próstata) e o Dezembro Laranja (câncer de pele). Mas, apesar de não ser possível mensurar com precisão, talvez o Outubro Rosa seja o movimento que mais mobiliza pessoas, instituições e hospitais para expandir as mensagens de alerta sobre a enfermidade. 

Antes que passe batido, vamos lá, nunca é tarde para ser didático. Pra quem está se perguntando o que significa Outubro Rosa, estamos falando do conjunto de ações que dão visibilidade aos cuidados com o câncer de mama no mês de outubro (obviamente). É representado por um lacinho cor de rosa que já é facilmente relacionado à causa. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a definição de outubro rosa é uma celebração anual “com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade”. 

Mas como surgiu o Outubro Rosa?

Na tentativa de unificar atos isolados que visavam estimular a prevenção do câncer de mama, os Estados Unidos deram os primeiros passos da campanha em 1990, ainda sem a nomenclatura atual e oficial, a partir de uma de um evento de corrida (Corrida pela Cura) em que os participantes receberam o tal lacinho rosa em alusão ao tema. A celebração, desde então, passou a ocorrer anualmente, sendo finalmente batizada de Outubro Rosa em 1997. 

O marco das iniciativas no Brasil foi em 2002, com a iluminação do Obelisco, localizado no Parque do Ibirapuera (São Paulo), com a cor da campanha. Aliás, vestir suas fachadas de rosa foi a forma mais comum de adesão encontradas pelas empresas entusiastas do tema para integrar o movimento nos anos seguintes. 

Após o início discreto, o Outubro Rosa ganhou corpo e prestígio no país a cada campanha, ainda espalhando fachadas simbólicas, mas agora com maior disseminação de informações sobre a doença por meio de eventos técnicos, apresentações, debates e outras ações educativas espalhadas pelo país. 

E o que preciso saber sobre a doença neste Outubro Rosa? 

Agora que você conhece o histórico da campanha, é natural que queira saber sobre o câncer de mama em si. Trata-se de uma doença predominantemente do universo feminino (atinge apenas 1% da população masculina) e é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. 

Apesar de alarmante, o câncer de mama pode ter desfechos clínicos positivos caso seja diagnosticado e tratado precocemente. Nessas condições há grande chance de cura total ou ao menos de melhora na qualidade de vida. 

Ao longo desse mês iremos detalhar os exames para detectar e tratar o câncer de mama. Continuem nos acompanhando. 

Aproveitando as dicas, também é importante ter o acompanhamento de um especialista. Para quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e agendar a consulta com super desconto.

Compartilhe