Você, com certeza, está cansado de saber que manter um estilo de vida saudável é fundamental para viver livre de doenças. A gente aqui já falou sobre isso um monte de vezes, aliás. Ao falarmos sobre o fígado, no entanto, essa regra é mais do que fundamental. Afinal, estamos falando de uma glândula presente em nosso sistema digestivo que é um dos órgãos vitais do corpo humano e que mais desempenham funções no nosso corpo.
Embora só o percebamos em situações extremas, o fígado está em ação constante para nos proteger dos vilões comuns ao dia a dia, como a ingestão exagerada de alimentos gordurosos, cafeína ou bebidas alcoólicas.
Qual a função do fígado?
Pois é, algumas das principais funções do órgão são desintoxicar o organismo, secretar a bile (fundamental para a digestão e absorção de gorduras e vitaminas), armazenar glicose (energia do nosso corpo), produzir enzimas (proteínas com funções celulares).
Não é só isso (longe de ser só isso, aliás). Tome fôlego e anote: também está na lista de responsabilidades do fígado, entre outras, regular o volume sanguíneo; atuar na destruição de células do sangue desgastadas e de bactérias; converter amônia em ureia; fazer o metabolismo de proteínas e lipídios; armazenar minerais e vitaminas.
Ufa. Com tantas tarefas, o mínimo que se pode fazer é evitar comportamentos inadequados, caprichar na alimentação, entre outros agrados pro fígado que só dependem do estilo de vida que levamos.
Mas evitar problemas com o fígado envolve muitos outros detalhes. Vamos passo a passo.
Onde fica o fígado no corpo humano?
O fígado está localizado à direita do abdômen, na parte superior, abaixo do diafragma e acima do estômago. É a maior glândula do corpo humano, chegando a pesar até 1500 gramas, e tem uma coloração que varia entre o marrom e o vermelho-escuro. Localizou?
Como perceber que as coisas não vão bem?
De acordo com informações do Ministério da Saúde, barriga inchada e dor abdominal no lado direito são indícios de que algo não vai bem. Se estiver com pele ou urina amareladas, sentir cansaço sem razão aparente, falta de apetite e fezes amareladas, esbranquiçadas ou cinzentas, procure ajuda médica.
Como cuidar bem do meu fígado?
A pergunta poderia ser também “o que é bom para a gordura no fígado”. O fígado tem grande capacidade de regeneração. No entanto, normalmente adoece de forma silenciosa, dificultando o diagnóstico inicial. Voltando ao que falamos no início do texto, o passo número um para evitar complicações é eliminar os fatores de risco já citados por aqui.
Ou seja, é fundamental evitar o excesso de bebidas alcóolicas, fazer dieta saudável, não tomar anabolizantes ou medicamentos sem acompanhamento profissional e praticar atividades físicas regulares.
Cuidado, também, com as hepatites virais
É muito importante que você fique atento às hepatites virais. Hepatites são inflamações do fígado, sendo as mais letais a A, B e C. Quase sempre são curáveis, mas é preciso um diagnóstico breve para evitar que evoluam para cirrose e câncer. Entre as maneiras mais eficazes de prevenção para as diferentes hepatites virais estão a higienização de mãos e alimentos, o uso de preservativos, a vacinação e o não compartilhamento de objetos cortantes.
Cuide SEMPRE da sua saúde
Aproveitando as dicas, também é importante ter o acompanhamento de um especialista. Para quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e agendar a consulta com super desconto.