Não precisa nem nos acompanhar com frequência por aqui para saber que a mente e o corpo andam juntos, e que cuidar dessas duas frentes na mesma intensidade é a chave para uma vida muito próxima do ideal. Pois bem, este texto aqui vai detalhar um pouco mais essa relação a partir da meditação, destacando quais os benefícios dela para o seu dia a dia.
Difícil chegar a uma definição exata para “o que é meditação”, mas ela pode ser definida como sinônimo de reflexão, ou de “pensar com grande concentração de espírito”, como define o dicionário Oxford.
De acordo com documento da Biblioteca Virtual de Saúde, a prática da meditação “pode ser dividida em dois tipos: a meditação concentrativa, que se limita à atenção a um único objeto (respiração, som ou imagem); e o mindfulness (atenção plena), que trata da percepção e observação de estímulos, como pensamentos, sentimentos e/ou sensações”.
Trazendo para o nosso cotidiano, se você está se perguntando “como meditar”, trata-se de um treinamento mental para quebrarmos efeitos nocivos de nossos estilos de vida em busca de paz e equilíbrio, sendo indicada para evitar sintomas depressivos e buscar bem-estar de uma forma geral.
Para praticá-la, caso queira meditar sozinho, portanto, reserve uma parte do seu dia para encontrar um lugar silencioso, sem interferências internas, e obtenha melhores resultados.
Vamos a alguns dos principais motivos para que você se motive a buscar a meditação
1 – Meditação tem importância comprovada para a saúde
Com diversos estudos científicos a respeito, a meditação voltada à cura de doenças ganhou força tanto em centros médicos como em universidades, assim como acontece também em outras técnicas consideradas como medicina alternativa.
2 – Meditação melhora a produtividade
Ajuda na concentração, potencializa o rendimento profissional e te “ensina” a lidar com pressão, adversidades e estresse comuns ao ambiente de trabalho, inclusive melhorando o ambiente ao seu redor.
3 – Meditação estimula o autoconhecimento
Funciona como uma espécie de mergulho interior para conhecer a sua essência e seus sentimentos mais profundos. A partir desta prática você pode trabalhar melhor as emoções e como lidar com o ambiente externo, com efeitos que refletem diretamente na melhora da autoestima.
4 – Meditação reduz a ansiedade
Quem costuma sofrer por antecipação sabe bem. Esperar uma resposta de trabalho ou estar próximo de sacramentar alguma mudança grande na vida pessoal muitas vezes é completamente nocivo ao nosso equilíbrio e um comportamento inadequado por não saber lidar com esses períodos pode pôr tudo a perder. A meditação, aliada a atividades físicas, ajuda a diminuir essa tensão.
5 – Meditação melhora a qualidade do sono
Como já detalhamos em outros artigos, uma boa de noite sono é, entre outras coisas, fundamental para recarregar as energias para o dia seguinte. Então, com a prática regular da meditação você elimina o estresse e os pensamentos negativos e consegue relaxar com mais facilidade, principalmente se integrada com uma rotina de vida regrada que beneficie uma vida saudável.
6 – Meditação ajuda a diminuir a pressão arterial
Por reduzir o estresse, a meditação também é bastante positiva para evitar picos da pressão arterial. Nesse contexto, treinamentos de respiração também são eficazes.
7 – Meditação ajuda a controlar vícios
Muitos fumantes ou dependentes de bebidas alcóolicas desenvolvem os vícios justamente em busca de descontar frustrações, sintomas de ansiedade ou qualquer desequilíbrio mental. A meditação pode ser um caminho natural para evitar ou reverter essas situações.
Cuide SEMPRE da sua saúde
Aproveitando as dicas, também é importante ter o acompanhamento de um profissional de saúde. Para quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e agendar a consulta com super desconto.