Você é um multitela? Cuidado (também) com a visão

Exposição exagerada às telas compromete a visão em longo prazo e traz outros problemas
Você é um multitela? Cuidado (também) com a visão

Sumário

Pare e repare. No exato momento em que você está lendo esse texto, provavelmente o seu aparelho celular está ao alcance das mãos (ou em uso), há mais de uma aba aberta no seu computador e a televisão está ligada para dar uma espiadinha de vez em quando, não é mesmo? Acertei, né?

Em caso positivo, saiba que é normal e você está inserido no mundo moderno. E se por um lado essas diversas opções de trabalho e entretenimento simultâneas nos ajudam, também nos obrigam (sabia?) a tomar uma série de cuidados para que não tenhamos problemas.

As queixas mais constantes pelo exagero em telas são de dor de cabeça, irritabilidade, falta de concentração e prejuízos na qualidade do sono. Mas todos esses itens podem derivar de um outro bastante representativo, e muitas vezes negligenciado, que é o problema com a visão. E que começa com aquele cansaço nos olhos.

Recomenda-se cautela desde cedo. Afinal, qual é a criança que não quer acompanhar aquele desenho animado em tablets ou celular ou passar horas no videogame? Estudos e especialistas dizem que esses hábitos são cada vez mais comuns, principalmente por conta da pandemia, que obriga os jovens a passar mais tempo em casa.

Qualquer que seja o motivo para esse tipo de excesso, é importante ficar atento a algumas dicas que podem ajudar a minimizar os efeitos negativos da tecnologia. Tome nota e, se precisar, não hesite em procurar aquele especialista em oftalmologia, antigamente conhecido como oculista.

Aliás, só pra explicar direitinho a diferença entre oculista e oftalmologista, o oftalmologista é o médico especializado em oftalmologia. Ou seja, é o profissional médico especializado nos olhos. Já o oculista é um profissional técnico de óptica e do laboratório de produtos oftalmológicos, a pessoa que interpreta a receita do oftalmo e produz, monta, conserta e cuida da manutenção de lentes e armações. 

Explicação feita, vamos a algumas dicas de como tirar o cansaço dos olhos:

Não (se) aproxime (d)a tela 

A exposição exagerada a dispositivos com tamanhos e luminosidade diferentes exige demais dos olhos e pode agravar miopia ou astigmatismo. O ideal é que a tela do celular, do tablet ou do computador fique distante aproximadamente 50 centímetros dos olhos.

Faça intervalos de exposição

Diminuir o período de exposição às telas e fazer intervalos constantes pode ajudar. A recomendação é que, a cada 20 minutos, você mude o foco de visão para objetos mais distantes. Isto ajuda na abertura e fechamento da pupila e na movimentação ocular, o que é fundamental para o relaxamento.

Lubrifique os olhos

A definição oftalmológica para “olho seco” é quando não existem lágrimas em quantidade e qualidade suficientes para manter os olhos lubrificados. E o que causa o olho seco? Pode ser uma doença ou um problema pontual por conta de poluição, vento, exposição ao ar-condicionado ou, claro, ao exagero com as telas. Então, se não for possível evitar aquela longa jornada na frente do computador ou do celular, para tratar olho seco, utilize colírios lubrificantes e lembre-se de piscar com frequência. É importante, porém, que o colírio não contenha nenhum tipo de medicamento, como corticóide. Na dúvida, procure orientação profissional.

Evite telas antes de dormir

A hora de dormir é sagrada – e as telas são inimigas comuns. Portanto, se você tem o hábito de dormir com a televisão acesa ou fica de olho nas redes sociais mesmo deitado na cama, considere mudar os hábitos. Para um sono profundo e reparador, é importante um ambiente escuro, que favorece a produção do hormônio que auxilia no sono, a melatonina. Além disso, no escuro os olhos precisam se adaptar mais para fornecer uma boa definição da imagem, o que pode gerar dores de cabeça ou lacrimejamento.

Faça óculos com proteção especial

Se você já tem (ou quer evitar) cansaço nos olhos, sensibilidade à luz (fotofobia) e fortes dores de cabeça por passar horas manuseando aparelhos eletrônicos, pode optar por óculos com lentes produzidas com tecnologia para filtrar a luz nociva das telas, chamadas de Blue Light – ou luz azul, em português mesmo.

Aproveite e cuide da sua visão SEMPRE

Já marcou aquele retorno anual básico no oftalmologista? Pra quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e já agendar sua consulta ou ainda encontrar um plano com benefícios adicionais que tem o seu jeito.

Quer iniciar os cuidados com a saúde?

Últimos posts

Compartilhe