Dormir bem é uma arte que poucos executam com perfeição. No ritmo acelerado em que vivemos nas grandes cidades, com estresse e cobranças por todos os lados, são comuns aquelas reclamações de cansaço físico e mental, bocejos, improdutividade e a tradicional vontade de cochilar durante o dia. Isso porque nem citei o mau humor que ninguém ao seu lado suporta (ih, agora escapou e já falei).
Tudo isso quase sempre proveniente daquelas horas de relaxamento noturno interrompidas ou aproveitadas nem sempre de maneira correta. Normal, corriqueiro e difícil de mudar, né? Mas é preciso. Qual a importância de dormir bem? A gente explica.
A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida. Com toda essa agitação diurna, o organismo utiliza a sagrada hora de dormir para equilibrar o funcionamento do corpo, agindo principalmente na consolidação da memória, fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios. Assim, ele mantém o equilíbrio psíquico, emocional, metabólico e restabelece a disposição para o dia seguinte.
Sim, o seu organismo faz tudo isso enquanto você está de olho fechado. Então, ele só precisa de “condições de trabalho” para você dormir bem a noite toda.
Mas não existe milagre para regular o sono. Se você não consegue desligar em algum momento ou investir em mudanças de hábitos, está mais propenso a ter distúrbios de sono, que vão te levar às queixas mais comuns, como insônia (dificuldade no sono com começo, meio e fim), ronco (acontece quando você está muito cansado ou ingeriu bebida alcoólica) e apneia. Pra quem tá se perguntando o que é a apneia do sono, trata-se da respiração interrompida ao longo da noite por no mínimo 10 segundos.
Só para te deixar alarmado, de acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia. Mas como combater a insônia?
O que fazer para dormir bem?
Por conta do Dia Mundial do Sono, celebrado em 18 de março, o nosso blog te mostra quais são os principais vilões do seu repouso ideal e dá algumas dicas sobre como regular o sono. Aliás, sim, o conceito de dormir adequadamente pode variar de acordo com a pessoa, mas em geral deve atender a um conjunto de fatores essenciais para esse objetivo.
O checklist do sono basicamente se apoia em estar relaxado, descansar a mente e ter condições ideais para dormir sem interrupções. Mas na lista abaixo te explicamos melhor como funciona uma noite perfeita. Nem precisa mais ficar se perguntando qual é o melhor remédio para a insônia. Leia com atenção e você não vai se arrepender.
– Horas de sono
Embora você já tenha ouvido que o ideal é dormir por 8 horas, não há um consenso entre especialistas sobre quantas horas de sono devemos ter, já que a qualidade do sono é influenciada por diversos fatores. Existe, no entanto, uma pesquisa da Universidade Estadual da Pensilvânia que identificou que pessoas que dormiam menos de seis horas diárias tinham duas vezes mais chances de morrer de doença cardíaca ou derrame cerebral, em comparação com pessoas que dormiam por mais horas seguidas. Independentemente da quantidade de horas, procure estabelecer horários regulares para dormir e acordar.
– Alimentação adequada
A recomendação vale para todos os momentos, mas principalmente antes de dormir evite exagerar em alimentos com cafeína (café, chás e chocolates), açúcar, bebidas alcoólicas, carne vermelha ou preparos gordurosos.
– Prática de exercícios físicos
Assim como ocorre com a alimentação, é importante evitar a malhação próximo da hora de dormir. Há uma explicação. Praticar exercício físico causa muita agitação no sistema nervoso autônomo, o que pode fazer com que a pessoa demore mais tempo para pegar no sono. Mas leia esse item com cuidado. Os exercícios físicos regulares são fundamentais para uma vida saudável. Só os evite tão antes de dormir.
– Evite, se possível, urinar durante a noite
Para não ter que acordar para ir ao banheiro e quebrar o seu sono, evite ingerir uma quantidade muito grande de líquido antes de se deitar. Se a necessidade de urinar for decorrente de doenças com essa predisposição, claro, procure um urologista.
– Sem exposição às telas antes de dormir
Pode esquecer aquele hábito da última olhadinha no celular quando já estiver na cama. Atrapalha. Dormir com a televisão ligada também. Relaxe antes de dormir com leitura, meditação ou alguma atividade tranquila. Ah, importante lembrar que uma noite de sono ideal passa por um quarto escuro e ausência de barulho.
– Componentes emocionais
A insônia potencializa a ansiedade e a depressão e vice-versa. Fatores emocionais ou problemas cotidianos aceleram o cérebro e te fazem perder o sono. A dica é tentar quebrar algum componente desse ciclo negativo.
Vale a lembrança!
Fizemos um e-book muito legal sobre qualidade do sono, vale você baixar para ter estas e muitas outras dicas bem ao alcance das mãos. Basta clicar aqui.
Aproveite e cuide da sua saúde SEMPRE
Se você não está conseguindo dormir direito mesmo com estas dicas acima, recomendamos o acompanhamento de um especialista. Pra quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e já agendar a consulta com super desconto.