Vida Instagramável: cuidado com os gatilhos emocionais do ambiente virtual

Outros aspectos precisam ser levados em conta para a utilização saudável de redes sociais além do look do dia, por exemplo
Vida Instagramável cuidado com os gatilhos emocionais do ambiente virtual-min

Sumário

A grande adesão às redes sociais não chega a ser novidade para quem vive neste século. Dizer qualquer coisa diferente seria dizer o óbvio. Mas os efeitos de uma vida instagramável (ou seja, adaptada para passar a mensagem em aplicativos como o Instagram de que a pessoa é um modelo a ser seguido) são uma preocupação moderna e fundamental.

Todo mundo se pergunta como ser instagramer, sempre buscando um espaço instagramável, um cenário instagramável, um painel instagramável… A gente usa a expressão “instagramável” aqui, claro, porque o Instagram é esta rede totalmente visual. Mas vale pra se mostrar inteligente em busca do próximo hit do Twitter ou criativo pra bombar na próxima trend do TikTok. Sempre sorrindo com o que acontece hoje nas redes sociais, com as tendências, com o trending topic do momento.

Só que a “vida perfeita” alheia, ou a busca por ser esse tipo de referência, pode disparar gatilhos diferentes em quem recebe a informação, além de gerar desequilíbrios psicológicos por comparações descabidas em busca de padrões que você nem sempre vai alcançar. E, cá entre nós, ninguém precisa disso para viver bem.

Pode ser voluntário ou não, mas perceba que a nossa vida virtual gira freneticamente em torno de postar algum conteúdo e receber aquela chuva de likes, comentários ou qualquer outro tipo de interação, e nem sempre sabemos lidar com frustrações desta natureza caso o reconhecimento virtual não venha.

É inegável que compartilhar algo com retorno positivo faz um bem danado para a autoestima. Afinal, seja por aniversário, festa de casamento, aquela viagem inesquecível, shows como os do Lollapalooza (gostaram?) ou qualquer outro evento de destaque, o nosso objetivo quase sempre é fazer sucesso nas redes sociais.

Se o seu comportamento se encaixa nesse perfil, você deve estar se perguntando: afinal de contas, qual é o problema de ser feliz? Já nos apressamos em responder: nenhum! Aliás, esse texto tem o exclusivo objetivo de te ver bem, e isso inclui tomar uma série de cuidados para que esse jogo não vire.

É que invariavelmente vivemos aqueles períodos em que nada de diferente acontece. Ou, quando acontece, são coisas como brigar com namorado, chefe, pai, vizinho ou quem quer que apareça pela frente.

Aí você acessa a sua timeline e vê que todas aquelas pessoas conhecidas e desconhecidas estão sorridentes e felizes com as suas vidas. Dirigem o melhor carro, estão sempre cercadas das pessoas mais bonitas e frequentam os lugares que você sempre sonhou conhecer. Mas no fundo, são pessoas iguais a você, apenas em um momento mais agradável. É normal, assim é a vida. Apenas não nos damos conta disso naquele momento de baixa autoestima.

Quero dicas!

Os cuidados com a sua saúde mental incluem evitar depressão, pensamentos negativos e ansiedade, entre outros fatores que não vão te ajudar a ter uma vida adequada. Algumas atitudes podem te ajudar nesse objetivo.

Reduzir a importância das redes em sua vida é um primeiro passo. Não se trata de abandonar o convívio virtual, mas apostar em atividades que realmente te façam feliz sem que os outros saibam também pode ser recompensador.

Outra dica é para que você não se prenda a padrões estéticos. Se você está com o celular na mão vendo aquela musa do corpo malhado e teoricamente perfeito, não se preocupe em querer ser igual. É importante ter referências de alguns comportamentos que admiramos, mas cada um tem a sua vida, com preocupações e defeitos. Inclusive a musa da foto.

Portanto, não se compare a ninguém. E claro, dê uma variada nas referências. Busque seguir também pessoas com outros corpos, gêneros, vivências, experiências. Ajuda muito a ter uma noção de realidade

Não criar expectativas no mundo virtual pode refletir em evitar frustrações na vida real. Tente sempre diferenciar os dois ambientes, ou que saiba conciliá-los de maneira harmônica.

Alimentar pensamentos positivos também é importante. Se não quer renunciar às redes sociais, use-a de forma positiva. Não hesite em parar de seguir amigos ou personalidades que te gerem algum desconforto emocional. Cerque-se em um bom ambiente. Pode não resolver todos os seus problemas, mas no mínimo você estará no caminho certo.

Aproveite e cuide da sua saúde SEMPRE

Se, mesmo com as dicas acima, você não está conseguindo ficar bem consigo mesmo, recomendamos o acompanhamento de um especialista. Pra quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e já agendar a consulta com super desconto.

Quer iniciar os cuidados com a saúde?

Últimos posts

Compartilhe