Vacina da gripe: como funciona e quem deve tomar

No inverno a transmissão de doenças respiratórias intensifica-se, isso está relacionado, entre outros fatores, com a permanência das pessoas em ambientes fechados e com o ar seco, que contribui para a irritação das vias aéreas.
Vacina da gripe como funciona e quem deve tomar

Sumário

Normalmente antes dessa época do ano, começam campanhas para a população tomar a vacina da gripe. 

A gripe é uma doença respiratória provocada pelo vírus da influenza, sendo identificados no Brasil três tipos deste vírus: A, B e C. 

Ela é uma doença muito confundida com o resfriado, entretanto, esse último é causado por outros vírus. Seus sintomas também podem ser parecidos com o do COVID-19. 

A Filóo Saúde sabe que nesse momento surgem muitas dúvidas. Por isso, vai te ajudar a entender como funciona a vacina da gripe e quem deve tomá-la. Além de contraindicações relacionadas ao coronavírus.

As vacinas são trivalentes, ou seja, imunizam contra três tipos de vírus diferentes. A composição da vacina é recomendada anualmente pela OMS, com base nas informações sobre a prevalência das cepas circulantes. 

Dessa forma, a cada ano a vacina da gripe muda, para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe naquela época. 

Nelas, contém o vírus inativado, o influenza e alguns subtipos. Ao entrar em contato com as células do nosso corpo, o vírus inativo provoca uma resposta imunológica, criando anticorpos. 

Se o vírus tentar infectar o organismo, essa defesa é reativada por meio da memória do sistema imunológico, eliminando a ameaça antes que ela provoque a doença.

O influenza ainda é conhecido por provocar complicações respiratórias graves em pacientes imunodeprimidos, idosos e pessoas com outras doenças. Público bastante vulnerável também ao novo coronavírus. 

O vírus da Gripe H1N1, o Influenza A, continua a ser o subtipo mais presente no Brasil, e ainda causa mortes. 

Por isso, é importante que os grupos prioritários fiquem atentos ao calendário de vacinação do SUS e não percam a data. 

Caso apresente algum sintoma, procure um especialista. A Filóo te ajuda a encontrar o mais perto de você. Clique aqui e saiba mais 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza garante a vacinação gratuita dos seguintes grupos: 

Para 2021, o Ministério da Saúde atualizou alguns grupos prioritários para a vacinação, em especial os idosos e trabalhadores da saúde.

Portanto, o calendário da campanha foi dividido em três etapas:

1ª etapa – de 12/04 a 10/05: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde; 

2ª etapa – de 11/05 a 08/06: idosos e professores; 

3ª etapa – de 09/06 a 09/07: demais grupos

Se você não faz parte de nenhum desses grupos mas também quer tomar a vacina, existe a opção de comprar no sistema de saúde particular. 

Essa é uma dúvida muito comum, especialmente nesse momento no qual a vacinação do COVID-19 já está em andamento. 

Como não existem estudos da aplicação conjunta das duas vacinas, a recomendação do Ministério da Saúde é que exista um intervalo de 14 dias entre a aplicação  das duas.

A recomendação é que, se existe uma chance de tomar a vacina contra o novo coronavírus em breve, ela deve ser priorizada. 

Vale lembrar também que a vacina da gripe não previne contra o COVID-19 e vice-versa. Sendo assim, tome as duas.

Não pode. Isso porque, os sintomas da gripe podem ser confundidos com os do coronavírus. Portanto, é melhor suspender a aplicação visando reduzir as chances de transmitir a doença durante a ida até o posto de vacinação, caso você esteja contaminado e não saiba.

Nos casos de quem está com COVID-19, o Ministério da Saúde recomenda adiar a vacinação por pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas.

A pessoa pode vir a ter dor local, de pequena intensidade, com duração de até dois dias. Febre, mal estar e dores musculares, são mais frequentes em quem não teve exposição anterior aos antígenos da vacina, como as crianças. 

Os sintomas começam a se manifestar de seis a doze horas após a vacinação e podem persistir durante um ou dois dias.

No entanto, apesar das reações brandas que o antígeno pode causar, é importante dizer que a vacina da gripe é uma das mais seguras atualmente e não há efeitos colaterais conhecidos por conta da aplicação do imunizante.

Espero que o texto tenha te ajudado a saber mais sobre a vacinação da gripe e a sua importância. Na dúvida, procure um profissional de saúde. E se precisar, lembre-se: conte com a gente. Cartão Filóo Saúde.

Quer iniciar os cuidados com a saúde?

Últimos posts

Compartilhe