A temperatura despenca e os quilos aumentam. Essa é uma equação característica deste período mais frio em que as pessoas invariavelmente comem mais, bebem menos água e ficam pouco dispostas para fazer exercícios. Ou seja, sim, sentimos mais fome no inverno MESMO.
No nosso blog, você já leu sobre a importância de continuar se exercitando, de manter os níveis de vitamina D e sobre os cuidados característicos com a pele para deixá-la hidratada no inverno. Mas, afinal, o que devo comer e como não exagerar no período mais frio do ano? E como controlar a fome no inverno?
Primeiro, vem a explicação – afinal, por que sentimos mais fome no inverno?
No inverno sentimos mais fome porque nosso corpo requer mais energia para se manter aquecido e funcionar adequadamente em dias frios, e essa energia é obtida por meio dos alimentos.
Além disso, o inverno encurta os dias e torna a presença do sol mais escassa. Com essa combinação, o corpo produz mais melatonina, popularmente conhecida como o hormônio do sono, o que reflete diretamente em menos disposição para atividades cotidianas ou mesmo para praticar exercícios físicos, levando novamente ao ciclo de maior demanda energética.
Sabe a serotonina, que é diretamente relacionada ao nosso humor e bem-estar? Pois é, no inverno a produção desse hormônio tende a baixar, potencializando sentimentos negativos ou a depressão comumente gerada pela estação. É aí que muitos buscam recuperar sensações positivas descontando na comida e acabam exagerando no consumo de alimentos que aumentam essa produção, como os carboidratos.
O importante é entender que não há nada errado em sentir vontade de comer mais no inverno e nos dias frios, e sim que os excessos são os grandes inimigos. Em qualquer um dos cenários, a dica é quebrar ciclos nocivos. Force a construção (ou a manutenção) de hábitos saudáveis no inverno. Se as coisas fugirem de controle, procure ajuda médica.
Alimentos para substituir na dieta no inverno quando bate a fome
As sopas são o carro-chefe da estação e realmente são adequadas e saudáveis pra driblar a fome no inverno (além de ajudarem a aquecer o corpo e o coração). Claro, também é importante que você prefira as compostas por legumes e vegetais. Evite sopas cremosas – olho vivo no queijo – e com carnes muito gordurosas. E, evidentemente, evite as sopas industrializadas.
A hidratação e as frutas também são importantes e muitas vezes negligenciadas em dias frios. Além de água, você pode e DEVE aumentar o consumo de chás, que vão esquentar o seu corpo e são ótimos antioxidantes, uma ajuda preciosa para manter a imunidade do corpo.
Quanto às frutas, ideais para enganar a fome no inverno, inclua no seu cardápio de inverno morango, abacate e kiwi e banana, por exemplo, até se for para amenizar as calorias de um delicioso fondue (mas vá com calma no chocolate).
Cuide SEMPRE da sua saúde
Aproveitando as dicas, também é importante ter o acompanhamento de um especialista. Para quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e agendar a consulta com super desconto.