Saúde do homem: autocuidado e acompanhamento médico são fundamentais

Afinal, quando foi que “autocuidado” virou sinônimo de “ritual de beleza feminino” mesmo?
Saúde do homem autocuidado e acompanhamento médico são fundamentais

Sumário

A vivência nos ensina e os estudos comprovam. Por diversas razões, homens definitivamente têm mais dificuldade em procurar atendimento médico e costumam se preocupar com a saúde do homem e o autocuidado apenas em situações extremas.

No Brasil a situação é pior. Segundo a Organização Social de Saúde (OMS), pessoas do sexo masculino vivem menos por aqui por conta do tabu em relação a doenças que poderiam ser prevenidas. A cada três mortes de pessoas adultas no Brasil, duas são do sexo masculino. 

Portanto, a única saída para mudar essa realidade é a informação. É preciso reforçar a importância do autocuidado e do acompanhamento médico preventivo.

Falando em números

De acordo com o Ministério da Saúde, os atendimentos realizados com o público masculino no Sistema Único de Saúde (SUS) cresceram no período de 2016 a 2020, com a realização de 776 mil atendimentos nas unidades de atenção primária à saúde. O pico foi em 2019, antes da pandemia, ano em que mais de 183 mil pessoas do sexo masculino foram atendidas (em 2018 foram registrados 167,5 mil atendimentos). 

Apesar dessa onda de crescimento, a busca pelos serviços de saúde por eles ainda acontece apenas quando sentem sintomas mais graves ou com doenças avançadas, principalmente por complicações que atingem o coração, diabetes, câncer, colesterol, pressão arterial elevada. 

E a pandemia freou ainda mais a busca por cuidados. Estudo recente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em São Paulo revela que, entre 2019 e 2020 (período que engloba o início e o ápice do confinamento pelo Covid-19), a realização de exames essenciais para a detecção e o tratamento do câncer de próstata diminuiu.

O que fazer?

Uma característica comum para evitar quase todas as doenças é a prática de exercícios e de uma alimentação saudável. Entre as ações de autocuidado também está a preocupação com a higiene íntima, principalmente para evitar o câncer de pênis. 

A procura de acompanhamento médico para estimular a saúde preventiva também é fundamental para evitar doenças ou evitar que elas se tornem crônicas e de difícil cura. É recomendável a realização de exames de rotina e testes rápidos, além do diálogo entre pai e filhos, em busca de conscientização no cuidado a esta população.

Os distúrbios que mais tiram o sono dos homens normalmente estão ligados a desempenho sexual, como disfunção erétil ou ejaculação e infecções sexualmente transmissíveis. Seja qual for o seu problema, no entanto, nada pode ser tabu e tudo pode ser tratado desde que você procure ajuda. Não tenha vergonha.

Estamos aqui pra te ajudar!

Aqui na Filóo, você marca suas consultas para acompanhamento médico recorrente com rapidez e tranquilidade – é só clicar aqui. E se você ainda não é cadastrado, é tão fácil quanto, basta acessar esta página, escolher a assinatura e preencher os seus dados.

Quer iniciar os cuidados com a saúde?

Últimos posts

Compartilhe