Como escolher a prática esportiva que mais combina com você?

Para sair do sedentarismo ou se aprofundar em alguma atividade física, é preciso planejamento e força de vontade
Como escolher a prática esportiva que mais combina com você?

Sumário

Cada vez mais as pessoas têm buscado academia, corridas de rua ou se arriscado na prática de atividade físicas como um todo. O objetivo é evitar o sedentarismo e fugir da estatística de IBGE de que no Brasil 40% de adultos são enquadrados como insuficientemente ativos (dados de 2019).

Vale reforçar o que significa sedentarismo, que é a falta de atividades físicas em pessoas de qualquer faixa etária, sem regularidade. As consequências do sedentarismo são facilmente notadas, como cansaço intenso sem razão, dores nas articulações, sobrepreso, redução da forma muscular…

Portanto, sabemos de cor e salteado porque a prática de esportes é recomendada pelos médicos – faz bem ao corpo, melhora a forma física, ajuda na autoestima, é uma forma de cuidar também da saúde mental… Entender quais os benefícios da prática esportiva é moleza. Praticar é que são elas.

Mais do que uma escolha, então, praticar exercícios físicos ou alguma modalidade esportiva é quase uma obrigação para quem se preocupa em levar uma vida saudável ou minimizar o risco de doenças durante o envelhecimento.

O que nem todos sabem – ou não se atentam o suficiente – é que é preciso critérios para, depois de entender a importância da atividade física, escolher a atividade física adequada, seja pela busca de seus objetivos ou por conta de limitações físicas. O primeiro passo para se tornar adepto de uma vida saudável é ter em mente alguns conceitos básicos que podem te ajudar em uma escolha mais assertiva e duradoura do tipo de atividade física. Veja a seguir.

Entenda o seu objetivo > Se o objetivo é se tornar ativo, basta 30 minutos diários ou 150 minutos semanais de atividade física que, por definição, é uma simples movimentação voluntária que gere algum custo calórico. Aí qualquer caminhada ajuda, sabemos que a caminhada faz bem para saúde. Mas para escapar do sedentarismo DE FATO, porém, não basta realizar atividades domésticas ou simples deslocamentos. Você precisa buscar uma atividade física sistemática e desenvolver hábitos que não se enquadrem no padrão sedentário no restante do dia.

Avaliação médica > Antes de iniciar qualquer atividade com periodicidade, antes de sair procurando tutoriais de “como começar a correr”, faça um teste de aptidão. É recomendável uma avaliação médica para saber se está liberado para o esforço físico correspondente. Aí você vai entender, por exemplo, se está liberado para uma corrida de mais alto impacto ou se é melhor pegar leve.

Alimente-se adequadamente > A alimentação adequada depende do seu objetivo e da modalidade praticada. Em geral, é bom evitar exageros na alimentação e ingerir bastante líquido ao longo do dia. E por favor, jamais faça exercícios em jejum. Na dúvida, consulte um nutricionista.

Respeite o limite do seu corpo > Seja moderado e intercale os exercícios a partir de uma programação desenvolvida especialmente para o seu organismo. Não dá pra já sair pensando em como ganhar velocidade na corrida de rua. Em resumo, procure orientação profissional. Afinal, exagerar na carga de exercícios ou em repetições pode causar fadiga ou mesmo lesões, que podem te deixar fora de atividade por mais tempo. E aí todo o esforço vai por água abaixo.

Procure companhia > Se você não vai participar de alguma atividade coletiva tipo um futebol ou basquete, ainda assim busque sempre estar acompanhado. Ter alguém por perto naquela caminhada, na corrida, pra ser parceiro de natação, faz com que você cumpra horários, mantenha foco, disciplina e periodicidade nas atividades. Dê preferência a quem tem os mesmos objetivos. Será um ganho para todos.

Afinidade com a atividade > Se você gosta de natação, não comece corridas de rua. Caso seja apaixonado por futebol, não se matricule em aulas de tênis. Não é só porque alguém disse que tal prática é boa pra saúde que ela é a mais adequada pra você. Especialmente porque o segredo para uma prática duradoura é procurar fundamentalmente o que mais se encaixa ao seu perfil. Você precisa gostar daquilo. Com prazer no que se faz, a tendência é que você não desista no meio do caminho.

Aproveite e cuide da sua saúde SEMPRE > Como um novo ano está começando, é hora de marcar suas consultas e exames recorrentes, pra saber se está tudo bem com seu corpo e sua cabeça. Pra quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível encontrar um plano que tem o seu jeito.

Compartilhe