Outubro Rosa: 5 atitudes para melhorar a autoestima e enfrentar o câncer de mama

Continuamos na nossa série de textos, em clima de Outubro Rosa, para incentivar a conscientização sobre o câncer de mama
Outubro Rosa 5 atitudes para melhorar a autoestima e enfrentar o câncer de mama-min

Sumário

Vamos falar de Outubro Rosa mais uma vez. Neste texto, já explicamos o que é o Outubro Rosa, como surgiu o Outubro Rosa e o que significa Outubro Rosa. Mas, tão importante quanto alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce (neste outro texto, aliás, reforçamos que você saiba como detectar o câncer de mama), cuidar da autoestima após o diagnóstico da doença é fundamental para o sucesso do tratamento. 

É aquele assunto que sempre abordamos por aqui e às vezes pode até soar como clichê, mas mente e corpo caminham juntos pelo bem-estar e uma vida plena. Então, se você vai passar por um tratamento importante como esse, é preciso também se preparar psicologicamente para vencer a doença, indo além dos sintomas do câncer de mama.  

 O tratamento do câncer de mama varia de acordo com o estágio da enfermidade (lembre-se que a detecção precoce aumenta a chance de cura) e das diretrizes traçadas pelo especialista em busca da cura, mas pode envolver quimioterapia, radioterapia e cirurgia.   De acordo com publicação do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre os efeitos colaterais mais comuns estão queda de cabelo, surgimento de manchas no corpo ou pelos em lugares não habituais, ressecamento da pele, além de enfraquecimento das unhas, inchaço e alterações no peso (emagrecimento ou engorda). 

Temos algumas dicas para você tirar de letra esses efeitos e enfrentar a enfermidade de cabeça erguida. Anota aí:  Seja vaidosa Aqui não se trata de se submeter a padrões estéticos da sociedade, mas se o tratamento contra o câncer de mama acarretar mudanças no seu corpo, não deixe de usar e abusar de adereços para que você se sinta bem ao olhar no espelho. Aí vale maquiagem, roupas, chapéu ou qualquer outra forma de se sentir bonita. Aprenda a enxergar a sua melhor versão. ​   Mantenha-se positiva Se você se mantiver fortalecida mentalmente, entender que os efeitos do câncer de mama e de seu tratamento são passageiros e seguir à risca cada passo programado pelo seu médico, o sucesso no enfrentamento da doença estará bem encaminhado. Cerque-se, na medida do possível, de pensamentos, energias e pessoas positivas.  

 Procure acompanhamento psicológico 

Há pacientes que, aos primeiros sinais do câncer de mama, enfrentam o desafio de aprender a aceitar as mudanças que a doença pode causar no corpo. Por outro lado, há mulheres que acabam adoecendo por não se sentirem competentes, bonitas ou valorizadas.   O tratamento para combater o câncer de mama requer cuidado psicológico para evitar a depressão ou efeitos psicológicos similares, pois estão diretamente relacionados com desconfortos ou aumento da sensação de dor. Portanto, a ajuda profissional também nessa frente pode trazer mais leveza e preparar a pessoas para os momentos de adversidade no processo da cura.  

Consulte um dermatologista 

Um dos possíveis efeitos colaterais do tratamento para enfrentar o câncer de mama é o ressecamento da pele. Por isso, é importante também fazer consultas com um dermatologista durante o período.   Pratique exercícios físicos 

Evite o sedentarismo ao longo do tratamento. Pratique caminhadas ao ar livre, evite ficar prostrada, promovendo o autocuidado mental e físico. Mas vá com calma, porque antes de qualquer atividade você precisa de aval médico. 

Compartilhe