Muitas pessoas acreditam que somente brigadeiros, bolos, chocolate e outros alimentos doces contêm adição de açúcar. E é aí que vem o choque: produtos industrializados como salame, presunto, peito de peru e outros embutidos também apresentam um alto teor desse ingrediente.
Alguns desses produtos anunciam ser livres de conservantes ou escondem o alto teor de açúcar, que aparece disfarçado sob outros nomes, como xarope de glicose, xarope de milho, maltose, suco de maçã concentrado, entre outros, afirma a nutricionista Karina Altieri.
Até mesmo quando há na embalagem ingredientes considerados naturais como mel, agave ou açúcar de coco, ela conta que ainda são considerados como açúcares adicionados na tabela nutricional.
Por isso é importante sempre ler os rótulos antes de comprar qualquer alimento.
O excesso de açúcar no corpo pode viciar
O açúcar altera o funcionamento da dopamina no nosso corpo, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, o que faz com que tenhamos uma sensação de satisfação ao consumi-lo, mas ele pode ser um grande vilão para a saúde.
Ao ser consumido em uma grande quantidade, o açúcar pode sim gerar dependência, compulsão e abstinência, segundo estudos da Universidade de Princeton (EUA).
Comer alimentos com açúcar em excesso também pode causar cáries dentárias, diabetes (tipo 2), obesidade, gordura no fígado e problemas cardiovasculares. Isso acontece porque ele aumenta a produção de insulina e acumula gordura no nosso corpo, especialmente na região abdominal.
E não só isso! O açúcar também aumenta processos inflamatórios no organismo, podendo agravar dores, inchaços e até acelerar o envelhecimento. Essa inflamação é silenciosa e, muitas vezes, só aparece quando já se transformou em um problema sério.

O segredo está na moderação e nas escolhas inteligentes
Temos uma boa notícia: você não precisa cortar o doce da sua vida para se manter saudável!
Para manter um bom funcionamento no seu organismo, basta ter um consumo mais consciente:
- Equilibre a sua alimentação com opções mais naturais como: saladas cruas, frutas com casca, legumes cozidos no vapor e grãos inteiros;
- Reduza refrigerantes e sucos industrializados;
- Leia rótulos (o açúcar aparece com muitos nomes, como sacarose, dextrose, glicose, xarope de milho, maltodextrina…);
- Opte por frutas frescas quando quiser algo doce;
- Evite consumir açúcar todos os dias;
- Procure combinar carboidratos e proteínas para regular a absorção e aproveitamento dos nutrientes.

A Filóo está aqui para cuidar de você
Conte conosco para isso! Na nossa plataforma você tem atendimento acessível com profissionais qualificados para você manter sua saúde sempre em dia, e se necessário acompanhar tratamentos.
Faça consultas regulares com médicos especialistas no assunto como cardiologista, endocrinologista e nutricionista.
Acesse filoo.com.br
Referências
https://www.unimed.coop.br/site/web/cascavel/-/como-o-a%C3%A7%C3%BAcar-afeta-o-c%C3%A9rebro-humano
https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/151068/2/634404.pdf
