Novembro azul mês da saúde masculina

Você sabia que, no Brasil, cerca de 60 mil homens são diagnosticados com câncer de próstata todo ano?
Novembro azul mês da saúde masculina

Sumário

Os dados são do Instituto Brasileiro de Câncer (INCA) e mostram a importância da campanha Novembro Azul, ação que busca conscientizar e combater a doença em volta do mundo. 

E se em outubro a cor é rosa, em novembro o azul é o tom usado pelas instituições para chamar atenção aos cuidados da saúde do homem. 

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre o sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele. O diagnóstico precoce, no entanto, aumenta consideravelmente as chances de cura, pois quase 90% dos casos descobertos na fase inicial são curados. 

A campanha se torna ainda mais importante se levarmos em consideração que, historicamente, os homens vão menos ao médico do que as mulheres. Questões ligadas ao preconceito e a falta de informação estão relacionadas à causa. 

Por isso, o Novembro Azul é uma ótima oportunidade para mudar essa prática e mostrar que, independente do sexo, cuidar da saúde não deve ser um tabu. 

A campanha Novembro Azul é um movimento em prol da saúde do homem que tem como objetivo informar a população sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o sexo masculino. Além disso, a campanha visa frear o preconceito em relação a exames e mostrar a importância do diagnóstico precoce da doença. 

No Brasil, o movimento foi difundido a partir de 2011 com a realização de diversas campanhas. Entre as ações, podemos citar iluminações em monumentos públicos, palestras, intensificação de solicitações de exames e a divulgação de conteúdos informativos acerca do câncer de próstata. 

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens e está localizada na parte baixa do abdômen. O órgão envolve a porção inicial da uretra, aparelho que realiza a eliminação da urina armazenada na bexiga. O câncer de próstata é um tumor localizado nessa glândula,  situada logo abaixo da bexiga. 

A partir dos 50 anos, a incidência do problema clínico aumenta consideravelmente. Para se ter noção, 75% dos casos de câncer de próstata no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. 

Outra característica da doença está ligada à diversidade de comportamento que ela apresenta. Há casos muito agressivos, enquanto outros quadros têm uma evolução muito lenta não manifestando sintomas durante toda a vida. 

Com o seu cartão Filóo Saúde, você agenda sua consulta com urologista e exames por um preço acessível. Clique aqui e saiba como! 

Os principais sintomas do câncer de próstata são: 

O diagnóstico de câncer de próstata é feito a partir da combinação de dois procedimentos, um deles é o exame de sangue que tem como objetivo encontrar uma proteína produzida pelo homem, o Antígeno Prostático Específico (PSA). 

No entanto, não é possível realizar o diagnóstico apenas com o resultado do PSA, uma vez que o aumento do nível dessa proteína pode estar ligada não só ao câncer de próstata como também a outros problemas clínicos. 

Além disso, é possível encontrar tumores de próstata malignos que crescem sem  apresentar uma mudança no nível de PSA. Por isso, também é necessário examinar a próstata por meio do exame de toque retal. 

Não há indícios médicos de medidas preventivas contra o câncer de próstata, mas é possível realizar o diagnóstico precoce em uma fase em que a doença é altamente curável. 

Porém, como o câncer de próstata, geralmente, não apresenta sintomas na fase inicial, a ida ao urologista para realização de exames uma vez ao ano a partir dos 50 anos se torna ainda mais necessária. 

Dados da Sociedade Americana de Câncer afirmam que a cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata. Não deixe um preconceito que já passou da hora de ser quebrado ser maior do que a vontade de cuidar da sua saúde. 

Em novembro, a Filóo veste azul pela luta contra o câncer. Você vem com a gente? 

Compartilhe