Novembro Azul: é possível prevenir o câncer de próstata?

Todo leitor do nosso blog ou mesmo alguém minimamente afeito a assuntos de saúde sabe: Novembro Azul é a campanha relacionada aos cuidados com a saúde no universo masculino, principalmente quando o assunto é câncer de próstata.
Novembro Azul é possível prevenir o câncer de próstata-min

Sumário

Avancemos, então, para a etapa de discutir a prevenção da doença. Afinal, o que pode ser feito em termos práticos para evitar um dos tipos de câncer mais frequentes em todo o mundo?

Calma que a gente chega lá, mas vamos por partes para você entender como tudo isso funciona.

A próstata está localizada abaixo da bexiga e faz parte do aparelho reprodutor masculino com a produção de sêmen. É uma glândula que costuma ser acometida por tumores em homens a partir dos 50 anos de idade, sendo que a maior frequência é a partir dos 65 anos. 

Esses tumores, por sua vez, podem se desenvolver lenta e silenciosamente (sem apresentar sintomas) ou de forma agressiva, variando a cada caso. Em todos eles, o melhor cenário é a chegar a um diagnóstico precoce. Para isso, a recomendação é procurar um urologista a partir dos 40 anos de idade para iniciar esse acompanhamento e realizar exames apenas quando indicado.  

Aliás, aqui vai um spoiler: fique atento porque na próxima semana falaremos especificamente sobre os exames utilizados para identificar o câncer de próstata, e você vai ver que sentir vergonha não é uma opção considerada para combater uma doença tão séria.

Mas, afinal, como posso prevenir o câncer de próstata? 

Agora, voltando ao tema proposto. Sim, é possível prevenir o câncer de próstata com uma receita conhecida, mas nem sempre colocada em prática pela maioria da população, que requer atenção em todo o processo de envelhecimento.

Claro que também há os casos por hereditariedade, mas aqui vamos nos referir a atitudes que estão ao nosso alcance. 

Manter o peso corporal adequado 

Manter-se em dia com a balança vai melhorar a disposição e a autoestima, o que em longo prazo ajuda a prevenção de doenças como o câncer de próstata. O foco não é a estética, e sim cuidados com a saúde para uma vida longeva.

Ter uma alimentação saudável

Além de controlar a quantidade, invista na qualidade das refeições. Ter uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras e que não privilegie alimentos gordurosos vai fortalecer o seu organismo e prevenir o câncer de próstata e outras doenças ao longo dos anos. 

Escolher uma atividade física que te dê prazer

A recomendação é realizar atividade física regularmente, pelo menos três vezes por semana. Se não for possível nesta intensidade, faça com menor frequência e escolha atividades do seu gosto. Vale dança, caminhada, musculação, natação… mas evite o sedentarismo!

Evite o tabagismo e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas  

Aqui não é necessário nem muitas explicações. Esses são dos principais vilões de grande parte das doenças mais graves para homens e mulheres.

Cuide SEMPRE da sua saúde 

Aproveitando as dicas, também é importante ter o acompanhamento de um especialista. Para quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e agendar a consulta com super desconto. 

Quer iniciar os cuidados com a saúde?

Últimos posts

Compartilhe