Não deixe a falta de tempo engolir a sua alimentação saudável

Planejar as refeições é fundamental para lidar com situações adversas
Não deixe a falta de tempo engolir a sua alimentação saudável-min

Sumário

Com certeza você já ouviu em algum momento que “a pressa é inimiga da perfeição”. E se o ditado da época das nossas avós (e com certeza das avós delas também) engloba diversas situações, se encaixa perfeitamente para alertar quem está em busca de uma alimentação saudável e adequada sobre a importância do tempo. Ou da falta de tempo.

Que você corre com a rotina estressante de trabalho, perde horas no trânsito ou nos afazeres domésticos e compromissos familiares, todos nós já sabemos. Na verdade, aqui não teremos a pretensão de mexer nessas obrigações. O importante, no entanto, é driblar os empecilhos para mesmo assim cuidar da sua saúde sem se esquecer da pergunta “o que é uma alimentação saudável”.

Portanto, se você sabe que vai enfrentar dias muito turbulentos, faça um planejamento alimentar e considere algumas dicas importantes, que passem principalmente por boas escolhas na hora de montar o seu cardápio, mesmo que ele seja improvisado. E se você ainda se pergunta o que é um alimento saudável, calma que a gente te explica.

Não deixe a correria te atrapalhar

Uma boa maneira de ajudar quem se pergunta como planejar uma alimentação saudável é cozinhar no fim de semana e congelar porções fracionadas para comer ao longo da semana. Assim, com este planejamento alimentar semanal, você pode escolher alimentos saudáveis e não ficar refém de comidas industrializadas e pouco nutritivas (tipo aquele fast food sobre o qual já falamos por aqui).

Quem poderá te ajudar na missão de escolher exatamente o que o seu corpo precisa é o nutricionista, que é o especialista em dizer como devemos planejar a nossa alimentação. Aí, caso você não seja bom de fogão ou não tenha tempo de cozinhar, contrate um profissional que deixe a sua comida pronta para essas ocasiões ou mesmo compre comidas congeladas saudáveis.

É importante também que você não fique com longos períodos de jejum durante o dia. Então, leve com você sempre frutas para comer nos intervalos das refeições. O aconselhável é se alimentar moderadamente de 3 em 3 horas. Maçãs, peras e bananas, por exemplo, são fáceis de carregar e cabem no cantinho da sua mochila. Vá lá testar. Este hábito também irá ajudá-lo a não exagerar na quantidade de comida nas refeições.

Não conseguiu planejar nada e vai pedir comida? Tudo bem, mas nada de se acostumar com alimentos extremamente calóricos que não vão te fazer bem. Como a tradução do termo inglês sugere, os fast food são as opções rápidas para aqueles dias que realmente você não terá tempo para comer bem. De vez em quando, óbvio, você pode mandar ver no hambúrguer e na batata frita. Só não vale transformar a ocasionalidade em rotina.

Durante as refeições

Evite comer muito depressa. A velocidade com que se ingere o alimento também prejudica o bom funcionamento do sistema digestivo e é consequência de uma série de hábitos que adquirimos e repetimos sem notar.

Crie rotinas de horários para comer e reserve pelo menos 20 minutos para a refeição. Outro conselho é não ficar com os talheres o tempo todo nas mãos. Ao repousá-los, naturalmente você vai diminuir a intensidade das garfadas e ainda poderá mastigar os alimentos mais espaçadamente.

Procure não ingerir grande quantidade de líquidos durante as refeições, pois isto pode alterar o controle da saciedade e atrapalhar o processo de digestão. Por outro lado, é importante beber bastante água durante o dia. 

Há controvérsias naquela clássica recomendação de ingerir 2 litros a cada 24 horas, mas é fato que a água facilita o transporte de nutrientes, regula o intestino, ajuda o controle da pressão sanguínea e, claro, é a melhor maneira de matar a sede. Tenha sempre a sua garrafinha por perto.

Cuide SEMPRE da sua saúde

Aproveitando as dicas, também é importante ter o acompanhamento de um especialista (falamos do nutricionista ao longo do texto, por exemplo). Para quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e agendar a consulta com super desconto.

Quer iniciar os cuidados com a saúde?

Últimos posts

Compartilhe