Você provavelmente sabe que todos os alimentos que ingerimos geram benefícios específicos ao nosso organismo – e daí vem a importância de uma alimentação balanceada.
Mas o que nem todo mundo sabe (ou talvez não tenha percebido) é que muitos dos nossos órgãos se beneficiam justamente de alimentos que se parecem com órgãos do corpo humano.
Não precisa nem fazer esta cara de “como assim”, porque não é necessário ser um especialista em anatomia para entender melhor. Esse texto só vai te chamar a atenção para essas semelhanças entre alimentos e órgãos do corpo e você vai terminá-lo com um sorriso no rosto de quem concordou com tudo. Quer ver?
Então, vamos começar!
Para começar a ronda sobre alimentos parecidos com órgãos do corpo, que tal lembrar de uma noz, que claramente se parece com um cérebro? Esse é um alimento rico em Ômega 3 que ajuda memória, parte cognitiva e humor, sendo importante para evitar depressões e doenças mentais.
Corte o cogumelo ao meio e, ao mesmo tempo, repare em seus ouvidos. É muito parecido e, não à toa, existe uma relação entre eles. O cogumelo é rico em vitamina D e beneficia o nosso corpo com a absorção de cálcio e na prevenção da perda auditiva.
Seguindo pelo rosto, agora é a vez dos olhos. Sei que você está tentando fazer a associação de órgão do corpo com alimento, mas só terá tempo de ler essa introdução. A resposta é que a íris do olho lembra uma cenoura fatiada. A hortaliça é importante para o equilíbrio da vitamina A, o que ajuda para que tudo corra bem com os seus olhos, evitando inchaço de pálpebras secura dos olhos e, em casos mais graves, até a cegueira.
Descendo para o tronco
Olhe o seu tomate de cima e diga se ele não lembra um coração? Esse é um alimento rico em um oxidante chamado licopeno, que ajuda a baixar o colesterol ruim e o estresse oxidativo. Em termos práticos, te ajuda a prevenir acidentes vasculares cerebrais e problemas cardíacos.
Os seios podem ser comparados a mamões e laranjas. Para o efeito da relação de benefício entre o órgão e o alimento, ficamos com a segunda fruta. É que a laranja contribui para a redução do metabolismo de células cancerígenas e, de quebra, ajuda na desintoxicação do organismo.
Vai dizer que o feijão não é a foto do seu rim? Sabemos que o feijão nos traz diversos benefícios, como cálcio, fósforo, ferro e proteínas, e um deles é a prevenção de pedras no rim ou na vesícula (principalmente o feijão Azuki).
Por sua vez, a batata doce se parece com o pâncreas. Muito consumida por praticantes de musculação para manter a alimentação sob controle, é um alimento que evita inflamação no pâncreas (pancreatite) e controla o nível de açúcar no sangue.
O gengibre, então, é a cara do estômago. Ajuda a manter o órgão saudável, evitando gastrite, úlceras e até mesmo o câncer de estômago.
A gente não disse que a comparação entre alimentos e órgãos do corpo te tiraria um sorriso do rosto? 😉 Compartilhe este texto para levar esta curiosidade pra muito mais gente.
Cuide SEMPRE da sua saúde
Aproveitando as dicas, também é importante ter o acompanhamento de um especialista. Para quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e agendar a consulta com super desconto.