Contribuir para a saúde do planeta passa fundamentalmente por nossas escolhas e hábitos adquiridos. Para fazer a sua parte na luta pela preservação do meio ambiente e de quebra preservar a própria saúde, você já leu aqui no blog que os cuidados com a alimentação e a origem dos alimentos são fundamentais. O próximo passo agora é se atentar à importância da higiene sustentável, ou seja, produtos de higiene pessoal com baixo impacto ambiental.Como você sabe – ou já deve ter ouvido falar – é mais do que urgente diminuir o excesso de plástico no planeta, já que alguns desses materiais podem levar aproximadamente 400 anos para se decompor e estão espalhados por aí entupindo bueiros, aumentando a contaminação do solo e afetando diretamente a saúde de animais marinhos pelo descarte incorreto.Mas pra quem se pergunta como são feitos os produtos de higiene pessoal, a preocupação não é só com o plástico, viu? É que a maioria desses produtos que compramos sem qualquer critério utiliza componentes tóxicos como os óxidos de zinco e de titânio, amônia, sulfatos, chumbo e por aí vai. Então, a reciclagem correta é fundamental, mas não é a única forma de mudar essa tendência perigosa ao planeta. É muita coisa que está ao nosso alcance e podemos evitar. Isso é higiene sustentável.
Como assim?
Basta ler, se informar e, claro, agir. Para te ajudar, vamos aqui listar alguns produtos sustentáveis de higiene para colocar na sua lista de compras. Se você mudar e influenciar quem está ao seu redor, é possível melhorar a própria saúde e tornar o meio ambiente viável inclusive para as próximas gerações.
Anota aí
Sabe aquele cotonete tradicional que seguramos pelas hastes flexíveis e limpamos os nossos ouvidos com o algodão nas extremidades? Pois é, tudo certo com o algodão, mas o problema está justamente naquela haste de plástico, que pode ser substituída por uma de papel sem qualquer prejuízo prático no uso. Vamos tentar?Para continuar no universo do seu banheiro, que tal substituir a escova de dentes que está lá na sua pia por uma de bambu? Não, nada de escova de dentes elétrica. Você pode até achar estranho, mas inclusive as cerdas dela podem ser recicláveis. Aliás, ainda falando sobre a saúde bucal, você pode optar inclusive pelo fio dental orgânico.Já que você ainda está em frente ao espelho com a sua escova de bambu e o seu cotonete de papel, chegou a hora de optar por pentes ou escovas de cabelo feitos de madeira. Além de alguns benefícios estéticos, você contribui para um planeta mais sustentável ao descartá-los corretamente na hora da substituição.Ainda falando dos cabelos, usar xampu e condicionador em barras é uma ótima opção. Evita desperdício (e consequentemente dura mais) e também elimina a embalagem de plástico. Isso não é pouco, chame você de xampu ou shampoo, tanto faz.Podemos também utilizar desodorantes naturais. Requer um tempo de adaptação do corpo, mas com o tempo ele se acostuma a não receber aqueles componentes prejudiciais.Não se esqueça também da opção por cosméticos veganos – e se você estava se perguntando o que é cosmético vegano, estamos falando dos que não são feitos com componentes de origem ou derivação animal. Para escolhê-los, leia o rótulo para ver a composição e note se há certificação que ateste a procedência. Os efeitos positivos são quase imediatos. Além de melhorar a pele, principalmente as sensíveis, não estimula a crueldade animal.
Aproveite e cuide da sua saúde SEMPRE
Cuidar da sua higiene é fundamental e ter o acompanhamento de especialistas é melhor ainda. Pra quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e já agendar a consulta com super desconto.