Exercícios no inverno: mantenha a rotina em dia

Chegada dos dias frios costuma derrubar a adesão à prática de rotina saudável

Sumário

Dizem que o frio é subjetivo, que é coisa da nossa cabeça. Mas basta os termômetros registrarem aquela queda brusca de temperatura para todo mundo se render à preguiça e se recusar a sair debaixo do cobertor. Atitude compreensível, mas errada para quem quer manter o compromisso com uma rotina saudável. Porque, sim, existem benefícios do exercício físico no inverno também.

Pela iminente chegada do inverno, o tema ganha ainda mais relevância. Aliás, anote aí o que deve ser o seu novo mantra: “não posso deixar que os dias frios me impeçam de praticar exercícios físicos no inverno”. Além da dica disfarçada de bronca que acabou de receber, acrescente algumas iniciativas à sua rotina e sinta a diferença.

Afinal, por que devo manter a rotina de exercícios durante o inverno e nos dias frios ou chuvosos?

Aqui vão 5 dicas:

Controla a imunidade

A crença popular de que sair no frio vai te deixar resfriado não é verdadeira. Claro que você precisa sair com roupas adequadas e com o foco definido. Mas, em qualquer que seja a temperatura, a prática regular de exercícios fortalece o sistema imunológico, desde que você respeite os limites físicos do seu corpo (aliás, isso vale para o calor também. Faça exercícios adequados ao seu organismo, e de preferência com orientação profissional).

Afasta o mau humor

Com a menor exposição aos raios solares, há uma alteração hormonal no organismo que acarreta na mudança de humor e em sintomas depressivos. Para combater esse quadro, o exercício físico no inverno estimula a produção de serotonina, dopamina e endorfina e vai te ajudar nessa missão. A sua saúde mental e as pessoas ao seu redor agradecem.

Melhora o desempenho

Seja você um atleta de alto rendimento, um esportista eventual ou alguém em busca de mais qualidade de vida, será nítido que a performance na caminhada ou no exercício de sua preferência vai melhorar. É que o frio facilita o controle da temperatura do organismo, o que ajuda a evitar a fadiga (Jaiminho agradece) e o cansaço precoce.

Você ficará mais hidratado

Vencida a preguiça de sair de casa, logo você verá que fazer exercício no inverno pode ser bem mais agradável. É que no frio transpiramos menos e, consequentemente, ficamos mais hidratados. Atenção: isso não elimina a necessidade de você tomar água em dias de pouco calor.

Vou perder peso?

Não necessariamente. Se o seu objetivo é emagrecer, há pouca diferença entre a prática no calor ou no frio. Mas, além de manter a rotina que você havia iniciado, treinar no inverno faz com que você não fique só em casa comendo alimentos calóricos e, pelo menos, não engorde durante a estação.

Dica bônus – Cuide SEMPRE da sua saúde

Aproveitando as dicas, também é importante ter o acompanhamento de um profissional. Para quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e agendar a consulta com super desconto.

Quer iniciar os cuidados com a saúde?

Últimos posts

Compartilhe