6 dicas para criar uma política de benefícios eficaz na sua empresa
Na busca por se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm percebido o poder da política de benefícios como uma valiosa estratégia. Afinal, oferecer diferenciais é essencial para atrair e reter profissionais talentosos, que buscam cada vez mais por empregadores genuinamente preocupados com seu bem-estar.
Proporcionar benefícios para os colaboradores fortalece o senso de pertencimento e estimula um desempenho acima da média; por isso, é interessante não esperar muito tempo para agir. Mas como criar uma política de benefícios eficaz? Neste artigo, vamos compartilhar com você dicas valiosas para ajudar você a estruturar uma política proveitosa tanto para os funcionários quanto para a empresa.
O que é política de benefícios?
A política de benefícios é um documento que detalha e informa sobre os benefícios oferecidos por uma organização. Geralmente, está presente no manual do colaborador e serve como referência para os funcionários. Quando bem definida, essa estratégia tem um forte impacto na atração e retenção de talentos, já que mostra que a empresa leva os funcionários em consideração.
Outro ponto importante da política é que ela pode contribuir para o desenvolvimento e evolução da equipe, impulsionando a alta performance no trabalho. Por isso, é essencial que seja bem estruturada, de forma que contemple o propósito da empresa e contribua para a qualidade de vida de quem trabalha nela.
É importante destacar que alguns benefícios já são obrigatórios de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), como 13º salário e licenças maternidade e paternidade, por exemplo. Ao implementar outros incentivo, a organização se diferencia das concorrentes e produz uma melhora no clima organizacional.
Assim, o grande desafio é definir e executar uma política de benefícios eficaz, que funcione para atrair, motivar e reter talentos, alavancando a produtividade.
Dicas para elaborar uma estratégia eficaz
No momento de criar a política de benefícios ideal para sua empresa, é necessário levar em consideração tanto aspectos do mundo dos negócios em geral quanto da própria organização. Apesar de não ser um processo simples, alguns passos podem ajudar a guiar a criação dessa estratégia. Confira nossas dicas:
1. Faça uma pesquisa interna
Se os colaboradores serão os impactados pela política de benefícios, nada mais interessante que começar sua estratégia por eles. Afinal, entender com profundidade o perfil e as necessidades de quem trabalha na empresa faz o investimento ser mais assertivo – e ter retorno maior.
Aplicar uma pesquisa interna é uma ótima maneira de visualizar que tipo de vantagem é a mais proveitosa e compatível para a tática. Assim, é possível verificar os tipos de benefícios mais requisitados entre as equipes, como os focados em saúde, por exemplo. Por isso, é importante saber como seu time se relaciona com os benefícios que já estão em vigor e o que deseja para o futuro.
Essa também é uma boa forma de engajar os funcionários, dando a eles espaço para participar das decisões.
2. Estude os concorrentes
Saber como anda o mercado faz toda a diferença no momento de ter novas ideias. Ao fazer isso, fica por dentro das estratégias que estão funcionando para outras organizações e o que não tem muito efeito. Esse momento é uma oportunidade para sair do lugar-comum e encontrar novas possibilidades de oferecer benefícios mais personalizados para seus colaboradores.
Ao investir em uma pesquisa de mercado, você também entende melhor as evoluções da política de benefícios e pode adotar táticas diferentes, mas que façam sentido para sua empresa. Isso pode deixar seu negócio mais atrativo para profissionais que buscam se realocar no meio.
3. Trace seus objetivos
Cada empresa tem suas próprias necessidades e desafios, e é essencial ter em mente qual é a principal meta a ser alcançada para criar uma política de benefícios eficiente. Por isso, definir os objetivos é um passo fundamental e ajuda a garantir precisão à estratégia. O foco da ação pode ser, por exemplo: reter ou atrair talentos, promover qualidade de vida ou fortalecer a imagem da organização.
Com isso em mente, fica mais fácil visualizar onde vale ou não a pena investir.
4. Defina o orçamento
Antes de oferecer vantagens que estão além das capacidades do seu negócio, é fundamental definir o orçamento que será destinado a isso. Afinal, a melhor ideia é a que não pesa no bolso e que poderá ser mantida. Faça pesquisas e simulações alinhados com os seus objetivos e tenha em mente que, caso não consiga oferecer benefícios além do básico em primeiro momento, você pode traçar metas para implementar novas ações no futuro.
5. Apresente de forma acessível
Definir uma política de benefícios atraente é um processo importante, mas a estratégia só terá êxito se apresentada de forma adequada aos colaboradores. Após um levantamento detalhado de dados e da definição de objetivos, a chave para garantir que a ação seja apropriada por todos é garantir que ela seja apresentada de forma acessível.
A opinião dos profissionais da empresa é fundamental para acertar em cheio na escolha. Implemente uma pesquisa, dando a oportunidade de suas equipes votarem nas alternativas que mais lhes agradam. Após definido, o documento deve ser escrito de forma acessível, evitando palavras complexas e jargões técnicos para que todos os funcionários o compreendam. Isso reforça a credibilidade da organização.
6. Acompanhe os resultados
Verificar o sucesso da sua política de benefícios é tão importante quanto a criação dela. O acompanhamento dos resultados é o que permite dinamizar a estratégia, adaptando-a às mudanças internas e do mercado. Inicie definindo indicadores de RH que permitirão medir o impacto real dos benefícios aplicados. Estes indicadores podem abranger, por exemplo, a taxa de turnover, nível de engajamento ou a satisfação dos colaboradores.
As pesquisas de satisfação são outra ferramenta crucial neste processo. Elas permitem identificar quais aspectos têm sido mais valorizados ou onde há espaço para melhorias. O feedback dos funcionários pode revelar insights valiosos para aprimorar a estratégia de maneira contínua, já que eles são diretamente afetados pelos benefícios.
Por fim, lembre-se que nenhuma estratégia é permanente. Os cenários e necessidades mudam e a política de benefícios deve acolher essas transformações. Esteja disposto a fazer ajustes e aperfeiçoamentos ao longo do tempo.