Doenças de pele do inverno: saiba como se prevenir

Além dos cuidados respiratórios, é importante ficar atento à pele em estações frias
Doenças de pele do inverno saiba como se prevenir-min

Sumário

A chegada do inverno – e consequentemente do frio – exige alguns cuidados com a saúde que envolvem a prevenção de enfermidades e até atenção com a estética. É sabido que nesta época do ano hospitais e postos de saúde ficam lotados pelo aumento de casos de doenças respiratórias, mas algumas características da estação requerem cuidados adicionais com a pele no inverno.

E é da pele, aliás, que vamos falar nesse texto. Com as temperaturas mais baixas, a pele se torna mais sensível e vulnerável a fungos, bactérias, desidratação e diversos tipos de alergia. Entre as doenças de pele mais comuns no inverno estão dermatites, psoríase (doença crônica que pode se intensificar no inverno), eczema, micose e urticária ao frio.

Como proteger a pele no inverno?

Mas você deve estar se perguntando: “Afinal, o que preciso fazer para cuidar da minha pele antes de precisar tratar das doenças de inverno?”. Ou melhor ainda: “como se prevenir das doenças de pele no inverno?”. Pois é, melhor do que ter em mente as doenças, é importante que estejamos atentos a ações cotidianas que estão ao nosso alcance, sempre visando a hidratação adequada da pele (claro, a regra é sempre consultar um especialista).

A dica clássica é evitar tomar banhos muito quentes. A água em alta temperatura é prejudicial ao couro cabeludo, já que aumenta a oleosidade, cria o cenário propício para o surgimento da caspa e ainda altera o brilho do cabelo, que fica com fios opacos e quebradiços.

Não é só isso. A água muito quente vai até te ajudar a permanecer debaixo do chuveiro, mas além dos danos ao cabelo resseca a pele que pode levar a algumas complicações por conta de inflamações que tecnicamente são chamadas de dermatites.

Ainda no banho, pessoas com pele muito seca devem usar sabonete apenas na higiene das partes íntimas, utilizando a espuma para o restante do corpo. Prefira sabonetes neutros e hidratantes e evite buchas vegetais e esponjas. Ao secar-se, é muito importante optar por toalhas felpudas, principalmente para áreas que propiciem o surgimento de micose, como axilas, virilhas e na área entre os dedos.

E fora de casa…

Usar protetor solar no frio também é muito importante. Sim, você leu certo.

Apesar do uso ser mais frequente em exposições ao sol, todas as pessoas, principalmente as de pele muito clara, devem utilizar a proteção em qualquer estação do ano por conta da radiação UVA e UVB. Os benefícios você já sabe: evitar envelhecimento precoce e câncer de pele. O protetor labial também é importante e não deve ser deixado de lado, pois evita rachaduras e feridas.

Outro item que no frio costumamos deixar de lado, mas é de grande importância, é a ingestão de água. Vai ajudar na hidratação da pele, eliminando toxinas e ainda prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

Comer adequadamente é uma dica que nunca pode ser deixada de lado. No frio, opte por uma alimentação rica em vitaminas e antioxidantes (frutas cítricas e vermelhas, peixes, pepino, aveia são algumas recomendações). A sua pele agradece.

Cuide SEMPRE da sua saúde

Aproveitando as dicas, também é importante ter o acompanhamento de um especialista. Para quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e agendar a consulta com super desconto.

Quer iniciar os cuidados com a saúde?

Últimos posts

Compartilhe