Um ato nobre, solidário, mas que infelizmente ainda não está incorporado à rotina da maioria das pessoas em todo o mundo: a doação de sangue.
Não à toa, os hemocentros rotineiramente ficam com estoques abaixo do necessário e realizam diversas campanhas de doação de sangue, tentando conscientizar a população. Para se ter uma ideia mais concreta, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), até setembro de 2022 foi registrada uma queda de mil doações em relação ao ano anterior.
Lembre-se sempre: cada doador pode salvar a vida de até quatro pessoas com essa atitude, o que só reforça a importância da doação de sangue.
E para quem quer entender um pouco mais como funciona a doação de sangue, fazemos aqui uma espécie de guia do doador para que você ficar especialista no assunto.
Como eu faço para doar sangue?
Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta de sangue, como os Hemocentros, para checar se você atende aos requisitos necessários para a doação.
Quanto tempo dura a doação de sangue?
A coleta do sangue dura em torno de 15 a 20 minutos. Ela é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando.
E qual é a quantidade de sangue doado?
Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue no corpo. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.
Quais são os requisitos para a doação de sangue?
Anota aí: estar bem de saúde; ter entre 16 (menores de 18 precisam de consentimento formal de um responsável) e 69 anos; pesar mais de 50kg; e apresentar documento oficial com foto.
É preciso estar em jejum para doar sangue?
Não, pelo contrário. É importante estar alimentado, apenas evitando a ingestão de alimentos gordurosos até 3 horas antes da doação.
O processo de doação de sangue é seguro?
No hemocentro há algumas etapas para fazer o “mapeamento” do doador, garantindo segurança tanto para quem doa quanto para a pessoa que vai receber o sangue. O ciclo inclui cadastro, triagens clínica e hematológica, coleta e, por fim, hidratação do doador (o famoso lanchinho).
Doar sangue pode gerar complicações ao doador?
Não. Trata-se de um processo totalmente seguro e indolor (há apenas a picada no braço no momento da doação). Ao final, recomenda-se ao doador ingerir líquidos, evitar esforços físicos exagerados por 12 horas e evitar cigarro (por 2 horas) e bebida alcoólica (por 12 horas).
Com que frequência posso doar sangue?
É preciso um intervalo para que o organismo atinja o mesmo nível de estoque de ferro para uma próxima doação. Por esse motivo, homens podem doar a cada 60 dias (máximo de quatro doações nos últimos 12 meses) e as mulheres a cada 90 dias (máximo de três doações nos últimos 12 meses).
O que é feito com o sangue doado?
A partir da doação, é feita a separação dos componentes coletados. Então, plaquetas, plasma e concentrado de hemácias são destinados ao tratamento de pacientes que necessitam de transfusão, cirurgia, transplantes, entre outras intervenções médicas.
Quem doa sangue tem atestado médico?
O inciso IV do artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) dispõe que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
Cuide-se! Para quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e agendar a consulta com super desconto.