Dezembro Laranja: você cuida da sua pele adequadamente?

Evitar o surgimento de doenças como o câncer de pele depende de cuidado diário – e é esta lembrança que o Dezembro Laranja quer fazer
Dezembro Laranja você cuida da sua pele adequadamente-min

Sumário

Chegou o mês de dezembro e, para quem está se perguntando o que significa o dezembro laranja, já está mais do que na hora de você se atentar aos cuidados com a sua pele. Sim, o mote da campanha criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em 2014 é alertar para a prevenção do câncer de pele, doença que se desenvolve principalmente com a exposição exagerada – e desprotegida – aos raios solares e se agrava ao longo dos anos.

O câncer de pele corresponde a 30% dos tumores malignos, o que a “qualifica” como o tipo de câncer mais frequente no Brasil. A boa notícia é que, assim como na maioria dos problemas de saúde, se descoberta precocemente pode ter resultados bastante eficazes no tratamento, chegando a atingir índices de cura em 90% dos casos. 

‘Passo o protetor toda vez que vou à praia. Esse texto sobre Dezembro Laranja e câncer de pele é para mim?’ 

É, sim! Evidentemente precisamos de mais atenção em estações mais quentes e em período de férias e lazer em que ficamos mais expostos ao sol, motivo pelo qual a campanha é mais difundida nessa época do ano. 

Mas nem pense em se defender com o argumento de que passa protetor solar em momentos de diversão. É que o método de prevenção realmente eficaz de cuidar da pele e sobre o qual tanto se fala no Dezembro Laranja envolve a proteção rigorosamente todos os dias, com uso de protetor solar faça chuva, sol, esteja no verão ou no inverno e você na praia, na cidade, no campo ou em Marte. 

A ênfase da frase anterior é proposital e muito válida para você evitar a radiação UVA e UVB e se beneficiar em curto, médio e longo prazos. Além de prevenir doenças, essa rotina de cuidados também evita o surgimento de linhas de expressão, rugas e o envelhecimento precoce (veja mais abaixo como se prevenir).  

O que é o câncer de pele? 

Por definição, é o crescimento anormal das células da pele. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é mais comum a partir dos 40 anos, muitas vezes reflexo da falta de cuidados durante a adolescência e o início da fase adulta. Portanto, não existe isso de “como pega câncer de pele”, pois se trata de algo gradual. Estão mais propensas ao desenvolvimento do câncer pessoas de pele branca, com pintas, manchas e olhos claros.

O câncer de pele pode causar lesões estéticas, funcionais e pode até matar em casos mais graves. O tipo mais frequente da doença é o carcinoma basocelular, que é evidenciado por “lesões elevadas peroladas, brilhantes ou escuras que crescem lentamente e sagram com facilidade”. Em menor escala, existem o carcinoma espinocelular, que é identificado por “lesões verrucosas ou feridas que não cicatrizam depois de quatro semanas. Geralmente causam dor e possuem sangramentos”, e o câncer de pele melanoma, menos comum e que pode chegar a ser letal por se espalhar rapidamente. São “pintas ou manchas escuras que crescem e mudam de formato rapidamente, em lesões que podem vir acompanhadas de sangramento”.

Por isso, importante: para quem se pergunta “qual o sintoma do câncer de pele”, caso perceba qualquer indício dos quadros citados acima ou alterações na pele como coceiras frequentes e manchas anormais, não deixe de procurar um especialista. 

Anote algumas dicas importantes de prevenção neste Dezembro Laranja: 

Evite o sol, principalmente em horários de maior incidência

Essa é a dica básica dos cuidados com a pele. Claro que a exposição controlada aos raios solares é importante até para a produção de vitamina D do corpo. A recomendação é evitar a exposição exagerada, principalmente entre 10h e 16h.

Proteja-se dos raios solares com adereços

Aqui vale o que estiver ao seu alcance. Sempre que possível, procure lugares com sombra, prefira roupas que cubram o corpo, use e abuse de bonés, chapéus, óculos escuros, sombrinhas e barracas.

Crie a rotina de usar filtro solar

Claro, nunca deixe de usar filtros solares, mesmo em dias nublados, chuvosos ou em casa. O objetivo é se proteger da radiação UVA e UVB. Especialistas recomendam utilizar fator de proteção 30, no mínimo. Em casos de exposição prolongada, reaplique o protetor a cada duas horas ou ao se molhar, seja naquele refrescante mergulho no mar e na piscina ou mesmo pela transpiração em decorrência do sol.

Use protetor labial

Tal qual o restante do corpo, os lábios também devem ser protegidos e hidratados para evitar ressecamento e doenças. 

Cuide SEMPRE da sua saúde

Aproveitando as dicas, também é importante ter o acompanhamento de um especialista. Para quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e agendar a consulta com super desconto. 

Quer iniciar os cuidados com a saúde?

Últimos posts

Compartilhe