Aproveitar o verão requer cuidados com a saúde, principalmente na pandemia

Cuidados com o calor e precauções com o coronavírus são os principais desafios para aproveitar a estação de forma saudável e prevenir as doenças sazonais de verão
Aproveitar o verão requer cuidados com a saúde, principalmente na pandemia

Sumário

Pronto, agora acabou a fase das perguntas, “quando começa o verão” ou “quando acaba o verão”. É hora de pensar em o que acontece no verão, porque ele chegou e está entre nós.

Alerta de spoiler: nas características do verão, ele está diretamente ligado a viagens, descontração e festas. Mas se você quer aproveitar a estação ao todo, tem de seguir algumas regras importantes, a fim de evitar alguns contratempos característicos deste período do ano.

Portanto, também por conta do Covid-19, esse texto foca na sua saúde e tem a missão de estimular os cuidados e frear um pouquinho da empolgação pelos meses de calor, entendendo como se proteger do sol.

Importante lembrar que a pandemia ainda não acabou. A vacinação acelera o retorno à normalidade, mas qualquer pessoa, protegida ou não, ainda pode portar o vírus da Covid-19 e propagá-lo involuntariamente. Portanto, use máscara, álcool em gel, lave frequentemente as mãos e mantenha o máximo possível de distanciamento social, principalmente em praias e restaurantes. Só assim a gente diminui a circulação do vírus.

Além disso, selecionamos algumas das principais recomendações difundidas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para evitar complicações com o sol (como o câncer de pele e manchas na pele), com o calor (que pode ajudar micoses e alergias) e com o corpo (que não pode ficar desidratado). Está tudo integrado. Fique ligado e curta a estação com muita saúde.

Cuidados com a pele ao tomar sol

As principais doenças deste período estão ligadas à exposição ao sol. Se realizado com precauções, o contato com o sol traz benefícios à saúde. Porém, a falta de cuidados com o astro rei acarreta no envelhecimento da pele, surgimento de manchas e, com o passar dos anos, pode levar até mesmo ao câncer de pele. Quais são os sintomas de câncer de pele? Pode variar entre pequenas feridas ou nódulo na pele, de cor branca, avermelhada ou rosa, que podem causar coceira, a feridas que não saram e que sangram durante várias semanas.

As formas de evitar essas adversidades estão ao seu alcance. O uso diário de filtro solar com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, é recomendável independentemente da estação, mas o produto deve oferecer proteção contra os raios UVA e UVB e, principalmente no verão, deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado de acordo com a intensidade da exposição ao sol e a atividade realizada. Outra forma de proteção complementar é utilizar bonés, chapéus e roupas que cubram a maior parte possível do corpo.

Doenças de pele comuns no verão

Mas não é só com o sol que você precisa se preocupar. Ao mesmo tempo que são fontes inesgotáveis de lazer, as atividades ao ar livre, principalmente quando envolvem calor, mar, areia e suor, favorecem a proliferação de fungos e bactérias. A dica é usar roupas limpas e confortáveis e manter a higiene pessoal em dia.

Cuidado com a alimentação

Outra ação importante é a alimentação saudável. Evite comidas gordurosas e frituras e aposte em comidas leves, em frutas e na ingestão de líquidos sem conservantes, como água e água de coco. Cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba têm ação antioxidante e são importantes na prevenção de danos que o sol causa à pele. No calor, principalmente em viagens, as pessoas costumam comer fora de casa e ficam mais expostas a intoxicação alimentar. Portanto, escolha bem restaurantes e o que comer.

Aproveite e cuide da sua saúde SEMPRE

Como um novo ano está começando, é hora de marcar suas consultas e exames recorrentes, pra saber se está tudo bem com seu corpo e sua cabeça. Pra quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente. 

Compartilhe