Basta procurar a definição de psicologia para saber que se trata de um tema abrangente e fundamental para nos entendermos como indivíduos e parte da sociedade, e para também colocarmos em dia aspectos mentais que influenciam diretamente a busca por bem-estar e qualidade de vida.
Daremos voz ao dicionário Michaelis para explicar melhor o que é psicologia.
“1. Psicologia é a ciência que trata da mente e dos fenômenos, estados e processos mentais. 2. Ciência do comportamento humano e animal em suas relações com o meio social e físico. 3.Conjunto dos traços e processos psicológicos característicos de um indivíduo ou de um grupo e determinante de seu comportamento. 4. Curso universitário de formação de psicólogos. 5. Habilidade para entender e lidar com outras pessoas; compreensão, jeito, tato.”
Por conta do Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto, vamos pegar a vertente dessa ciência (embora quase todas estejam interligadas de alguma forma) que mais se adequa aos temas do nosso blog, que é como ter a saúde mental em dia e contar com apoio psicológico podem ser fundamentais no cotidiano das pessoas.
Aliás, um adendo. A data comemorativa no Brasil faz alusão à Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão e os cursos de Psicologia, sancionada no governo João Goulart em 1962 e regulamentada dois anos depois.
Mas, afinal de contas, quando procurar um psicólogo?
Agendar consulta com um psicólogo não é indicado apenas para quem tem alguma doença ou distúrbio mental. Pode ser uma atitude preventiva em busca de bem-estar em qualquer momento da vida, pois auxilia no autoconhecimento e em lidar com emoções para conduzir sua forma de pensar, sentir e agir, a partir de conclusões baseadas em estudos científicos.
Apesar da ausência de contraindicação, há momentos que a ajuda profissional da psicologia deixa de ser uma opção e se torna fundamental para uma recuperação efetiva. Anota aí:
1 – Desinteresse e falta de vontade de fazer atividades são sintomas característicos de transtornos depressivos. Aqui não falamos de questões pontuais, mas se essas situações estiverem corriqueiras, não hesite em fazer uma avaliação.
2 – Situações traumáticas implicam em reações diversas nas pessoas. Lidar com luto, perda de trabalho, término de relacionamento ou diagnósticos inesperados de doenças graves pode fazer com que a pessoa precise de acompanhamento psicológico para enfrentar esses momentos complicados.
3 – Alterações bruscas ou duradouras no sono e no apetite também podem estar ligadas a aspectos emocionais. E se sua memória, humor ou capacidade de aproveitar a vida estão causando desconforto, também é o momento ideal para se tratar.
4 – Outra situação significativa para buscar um psicólogo é o apoio para se livrar de vícios como jogos, cigarro e bebidas alcoólicas. Tudo isso pode desencadear em problemas sérios de saúde e de convivência no ambiente familiar ou profissional.
Aproveite e cuide da sua saúde SEMPRE
Como um novo ano está começando, é hora de marcar suas consultas e exames recorrentes, pra saber se está tudo bem com seu corpo e sua cabeça. Pra quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível encontrar um plano que tem o seu jeito.