Os casos da doença em homens representam de 0,5 a 1% de todos os casos de câncer de mama. É incomum o aparecimento, mas não pode ser ignorado, ainda mais por homens que possuem histórico de câncer na família.
Quer entender mais sobre o câncer de mama em homens, os sinais e tratamentos dessa doença? Continue a leitura!
O sexo masculino, em menor quantidade, também possui glândula mamária e hormônios femininos. Dessa forma, cria-se o mesmo ambiente em que o câncer de mama pode se desenvolver nas mulheres.
Ele é mais comum de ser encontrado em homens com idade avançada, entre 50 e 65 anos. Um outro fator que acende um sinal de atenção, é quando há casos de câncer de mama ou de ovário na família.
Outros fatores de risco são: casos de doença benigna da mama anteriormente, doença testicular e mutações cromossômicas, como a Síndrome de Klinefelter, uso de anabolizantes ou estrogênios, radiação, alcoolismo e obesidade.
Os sintomas do câncer de mama em homens são similares aos em mulheres, confira:
Se você notar qualquer alteração nas mamas consulte imediatamente um médico para poder realizar o diagnóstico correto. A Filóo Saúde te ajuda a encontrar o profissional que você necessita para o melhor tratamento. Clique aqui e saiba mais.
Agora que você já entendeu porque o homem pode desenvolver câncer na mama e quais são os fatores de risco, é importante ficar atento à prevenção.
Da mesma forma que nas mulheres, os sinais e sintomas de câncer de mama masculino também podem ser feitos através do autoexame, podendo aparecer um nódulo duro no peito.
É importante que os homens estejam com todos os exames de rotina em dia e que procurem o médico no caso de qualquer anormalidade. Principalmente se estiver no grupo de fatores de risco que abordamos antes.
O diagnóstico do câncer de mama em homens normalmente é tardio, pois não há a iniciativa de ir ao médico quando os sintomas são pouco intensos. Dessa forma, as células tumorais continuam a proliferar, sendo o diagnóstico realizado apenas no estágio mais avançado da doença. Por isso, o câncer de mama tem pior prognóstico nos homens em comparação às mulheres.
O tratamento do câncer de mama masculino é similar ao feminino. Pode ser realizado o uso isolado ou combinação de alguns métodos: cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia.
Ele varia de acordo com o grau de desenvolvimento da doença, mas geralmente é iniciado com uma cirurgia para retirar todo o tecido afetado. Quando o câncer está muito desenvolvido, pode não ser possível remover todas as células cancerígenas, é quando entram os outros métodos.
Agora que você já conhece os sinais do câncer de mama em homens, compartilhe essas informações para que mais pessoas saibam!
Espero que esse texto tenha te ajudado, para mais conteúdos relevantes, nos acompanhe nas redes sociais.