No leite materno, a bebê encontra não só as substâncias necessárias para a sua nutrição, mas também anticorpos fundamentais para protegê-la no início da vida.
Além de toda a importância nutricional, o momento da amamentação exala amor, uma conexão única que só existe entre mãe e filho.
Quer entender quais são os benefícios da amamentação, tanto para a mãe quanto para o bebê e os cuidados necessários que você deve ter? Nós trouxemos um texto rico em informações para te ajudar nesse momento, confira!
O leite funciona como uma vacina natural, ele não substitui o calendário básico de vacinação, mas protege a criança contra doenças comuns. Assim, o leite materno possui vários fatores imunológicos contra doenças, tais como: diarréias, infecções respiratórias e alergias. Além disso, alguns estudos sugerem que quanto mais tempo a criança é amamentada, melhor seu desenvolvimento cognitivo
Ele também é de fácil digestão para o bebê, provoca menos cólicas e a sucção colabora para o desenvolvimento da arcada dentária, da fala e da respiração
Nenhum outro alimento oferece esses benefícios!
A primeira mamada pode ser feita ainda no local do parto, nos momentos iniciais da vida do bebê, imagina ser esse o primeiro momento de conexão fora da barriga?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a amamentação como uma das práticas mais decisivas para o futuro da criança. Tanto é que recomenda o leite materno como alimentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida e, se possível, que ele continue fazendo parte do cardápio infantil até os 2 anos.
O leite materno apresenta as vitaminas, minerais, açúcares, proteínas e gorduras necessárias para a alimentação saudável da criança.
Muito se engana quem acha que o leite materno é fraco, que é pouco para nutrir um bebê e que ele pode ficar com fome. As mulheres apresentam leite capaz de nutrir e proteger sua criança, portanto, não é necessário adicionar nenhum produto à alimentação no início da vida do seu filho.
Muito se fala nos benefícios da amamentação para a criança, mas além disso, esse ato é muito importante para a mãe.
A mãe, durante a amamentação, deve ter alguns cuidados com sua saúde. O uso de álcool e drogas deve ser evitado, assim como o uso de medicamentos sem receita médica. O uso dessas substâncias podem causar sérios efeitos colaterais ao bebê.
Algumas mulheres relatam algum tipo de dor ou complicação na hora de amamentar, podem ocorrer fissuras, rachaduras, mastite, ingurgitamento e até diminuição do leite. Alguns cuidados podem ajudar a evitar esses incômodos:
Se algum problema persistir, consulte um médico. A Filóo saúde te ajuda a encontrar o profissional que você necessita para o melhor tratamento. Clique aqui e saiba mais.
A ocitocina é chamada de hormônio do amor!
O pico de ocitocina, que ocorre durante cada mamada, ajuda a fortalecer seu vínculo com o bebê.
É quando a mãe mantém contato visual por mais tempo, têm reações mais rápidas e acaricia mais o bebê. É um momento só de vocês dois.
Os benefícios da amamentação fazem com que esse ato de nutrição, amor e muito carinho seja importante para a criança. Espero que o texto tenha tirado todas as suas dúvidas.
Para mais conteúdos relevantes, nos acompanhe nas redes sociais. Na dúvida, procure um profissional de saúde. E se precisar, lembre-se: conte com a gente. Cartão Filóo Saúde.