Bad Hair Day: saiba o que é a expressão e aprenda a lidar com este dia indesejável

Definição de bad hair day normalmente atende à tradução literal em português, referindo-se à insatisfação com o cabelo, mas também é atribuída a outras inseguranças que podem até afetar a saúde mental
Bad Hair Day saiba o que é a expressão e aprenda a lidar com este dia indesejável-min

Sumário

A expressão “Bad Hair Day”, caso você siga a tradução literal, significa “Dia do Cabelo Ruim”, e realmente é muito difundida para se referir àqueles dias em que você se olha no espelho e não se sente satisfeito com a cabeleira. Mas DE FATO o que significa bad hair day? Bom, essa inquietação com a estética pode ser derivada de outras inseguranças. E sabemos que incomoda bastante.

Não se trata de uma doença, absolutamente. Mas em um contexto mais abrangente, o conceito está diretamente ligado à construção e preservação da autoestima (tem gente que chama de auto estima, separado, tudo bem) que, se negligenciada, pode acarretar problemas para a saúde mental e, aí sim, se tornar um problema mais grave. Pois é, acredite, autoestima baixa pode se tornar algo muito mais complexo.

Quem criou o termo?

E se você é curioso e quer saber quem inventou o “Bad Hair Day”, saiba que o conceito é adaptado de um tricologista britânico famoso no mundo das celebridades, chamado Philip Kingsley. Ele nasceu em 1930 e morreu há 6 anos. Ao longo de seus 65 anos de carreira, recebeu apelidos como “Doutor Cabelo”. Pudera. O profissional foi um dos pioneiros a dar atenção ao cabelo de homens e mulheres como forma de melhorar a autoestima de artistas, atores, modelos e atletas… além de pessoas comuns, como eu e você.

O que é autoestima

O dicionário define como “Qualidade de quem se valoriza, está satisfeito com seu modo de ser, com sua forma de pensar ou com sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões”. Mas já tá claro que a autoestima não está APENAS relacionada com a aparência física, certo?

Como lidar com um dia ruim

Tem dias que as pessoas não se sentem bem com elas mesmas, ficam insatisfeitas com a aparência ou duvidam de suas capacidades e talentos – e tá tudo bem, não há problemas nisso. Se você está naqueles dias em que parece que acordou com o pé esquerdo, vamos dar dicas para se sentir bem.

O primeiro passo é cuidar para que o dia ruim não ultrapasse as tradicionais 24 horas e se agrave. É nesse contexto que você deve procurar uma série de atitudes que te deixarão mais preparado para vencer a insegurança. Autoestima não se compra, mas pode – e deve – ser trabalhada todos os dias. Para isso, nada como buscar soluções rápidas e práticas para evitar insatisfações pontuais (e, sim, falaremos também de cabelo).

Uma dica valiosa para dias ruins é ligar o som. Seja qual for o seu estilo preferido, ouvir música é fundamental para você lidar com conflitos internos, principalmente se você tem dificuldade em compartilhar suas emoções. Vale até para aqueles dias mesmo que a vontade é só de ficar deitado ouvindo aquela playlist de músicas melancólicas. O importante é que você fique bem. E se você gostar de dançar, então, vá em frente e o pacote ficará completo.

Assim como a música, a prática regular de exercícios físicos também vai te garantir o ânimo necessário para ficar com a mente despreocupada. Aqui ainda vai um bônus de que o seu corpo também vai progredir, fazendo com que você combata doenças e melhore a autoestima de uma maneira geral. E exercício é aquilo que faz bem pra cada um. Tem gente que gosta de caminhar, que gosta de correr, de nadar, de pular, de andar de bike… Vale tudo.

O autoconhecimento também não pode ser deixado de lado. Não se trata de viver exclusivamente em um mundo introspectivo. Mas por que o autoconhecimento é importante? Porque procurar resolver conflitos internos, seja sozinho ou com ajuda profissional, pode fazer com que você seja mais resolvido e forte para viver com pensamentos positivos.

Esses são só alguns exemplos que podem te deixar bem. Mas iniciar novos projetos, sentir-se desafiado ou qualquer coisa que te traga novos estímulos te deixarão pronto para superar qualquer dia ruim. Faça o teste e nos diga.E os cabelos, como ficam?

O fundamental é ter tempo e motivação para cuidar bem do seu cabelo. Mantenha-o sempre limpo, hidratado e saudável. Mas ao perceber que o cabelo não terá jeito para uma ocasião específica, busque outros cuidados com produtos adequados (xampus, condicionadores, protetores térmicos e cremes adequados) ou penteados alternativos (franja, trança, coques e rabo de cavalo).

Mudar um pouco a aparência também é uma chance de se redescobrir ou encontrar outras formas para se sentir feliz.

Aproveite e cuide da sua saúde SEMPRE

Se, mesmo com as dicas acima, você não está conseguindo ficar bem consigo mesmo, recomendamos o acompanhamento de um especialista. Pra quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e já agendar a consulta com super desconto.

Quer iniciar os cuidados com a saúde?

Últimos posts

Compartilhe