Segundo a ANS, 75,8% da população, o que equivale a mais de 160 milhões de brasileiros, não tem acesso à serviços privados de saúde. Em 2023, um levantamento do DataFolha apontou que 49% da população sequer sabe como realmente funciona.
Neste cenário, boa parte das pessoas sem plano de saúde procura por atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), enfrentando longas filas e grande tempo de espera por exames e consultas. Mas, atualmente, uma alternativa tem se mostrado vantajosa para o setor: a assinatura de saúde.
Além de ampliar o acesso à saúde primária para pessoas de baixa renda, a modalidade ainda conta com benefícios para os profissionais da área e pode impactar na sustentabilidade do setor. Continue lendo para descobrir as principais diferenças entre planos e assinaturas de saúde.
Planos x assinaturas
Contratação
Decidir por um plano de saúde pode ser um caminho burocrático, que envolve análise de cobertura, rede credenciada, carência e até mesmo uma avaliação médica para identificar condições preexistentes, que afetam o custo e alcance do plano. A assinatura de saúde surge como uma alternativa simplificada, proporcionando acesso imediato a uma variedade de serviços de baixa complexidade por uma taxa mensal fixa, sem carência e com foco na inclusão.
Preço
No plano de saúde, fatores como idade, histórico médico, área de cobertura e pacotes de benefícios aumentam ou diminuem o custo final. É uma abordagem modular, que permite adicionar ou retirar benefícios para equilibrar cobertura e custo. Mas, uma vez que não há limite máximo para esses valores, o usuário fica sujeito a surpresas financeiras indesejáveis.
A assinatura de saúde, por outro lado, tem valores fixos e que não variam de acordo com a idade do usuário, por exemplo. Assim, dá para saber exatamente quanto se paga no fim do mês, sem surpresas.
Cobertura e flexibilidade
Ao optar por um plano de saúde tradicional, o cliente tem uma extensa lista de médicos, clínicas e hospitais credenciados para escolher. Porém, dependendo do pacote e de sua localização, algumas opções podem não estar disponíveis e os horários das consultas podem ser limitados.
Já a assinatura de saúde tem como um de seus principais atrativos a flexibilidade e facilidade ao acesso. Pela plataforma você consegue ver os dias em que a clínica ou o profissional atende e requisitar a consulta de forma prática. Além da telemedicina, em que é possível realizar consultas online, o que permite atendimento médico sem sair de casa e a qualquer momento.
Características adicionais
Algumas assinaturas de saúde oferecem benefícios exclusivos, como descontos em serviços de bem-estar, programas de incentivo à saúde psicológica, acesso a conteúdos educativos, opção familiar flexível, ou seja, os dependentes não precisam ser da família registrada, o cliente pode incluir a mãe, amigos, entre outros. Essas vantagens podem não estar disponíveis nos planos de saúde tradicionais.
Para os profissionais
Na abordagem tradicional dos planos de saúde, médicos lidam com o fluxo constante de pacientes, mas enfrentam altos custos administrativos, ausências e pagamentos inconsistentes. Enquanto isso, as assinaturas de saúde se destacam pela simplicidade. Mesmo com valores de consulta menores para o paciente, o rendimento do médico por hora pode igualar ao de planos tradicionais. Isso porque o pagamento é garantido na consulta, além de não existirem mensalidades e glosas* em geral.
Impacto no setor
As assinaturas de saúde ajudam a aliviar a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), já que amplia o acesso aos serviços básicos de saúde para a população socialmente vulnerável, majoritária no país. Além disso, elas também são uma alternativa vantajosa para empresas que querem reduzir custos sem sacrificar os benefícios dos funcionários.
A falta de acesso à saúde tem grande impacto da vida individual e coletiva de cada pessoa. É essencial ter opções viáveis para ampliar o atendimento e cuidado, especialmente entre a população que não pode contratar planos de saúde. As assinaturas trazem uma nova perspectiva para o setor, utilizando as vantagens da telemedicina para levar mais qualidade de vida e inclusão até os brasileiros em vulnerabilidade.
a partir de R$18,90 /vida
*Glosas são definidas como um não pagamento de algum item que compõe a conta do paciente atendido, devido a falta de alinhamento e comunicação entre hospitais/clínicas e planos de saúde, seja por motivos técnicos ou administrativos.