Anda se esquecendo de quase tudo? Evite “apagões” e cuide da memória

Fique atento a sintomas de esquecimento e exercite o seu cérebro
Anda se esquecendo de quase tudo Evite apagões e cuide da memória-min

Sumário

“A memória é uma das funções mais nobres, complexas e diferenciadas do cérebro humano. É a cola do tempo. É o que cria a condição de passado, presente e futuro. É o que dá sentido às atividades vigentes. O cérebro reserva um terço da sua massa encefálica para poder criar essa pequena cicatriz neuronal e fazer a gente sentir de novo, na ausência do estímulo que deu origem”.

A declaração é a reprodução de uma entrevista do Dr. Leandro Telles concedida ao Dr. Drauzio Varella. Além de poética, a descrição nos faz atentar ao fato de que precisamos dar o devido cuidado ao assunto dos caminhos da memória, que ganha cada vez mais relevância com a vida corrida que levamos.

Sabe aquele momento em que a memória nos trai e soltamos aquela famosa frase “me deu um branco”? Aí paramos tudo e nos concentramos ao máximo até lembrar daquela informação que estava na ponta da língua, mas travada nas nossas lembranças. Se você se perguntava o que é lapso de memória, está aí a resposta.

Aliás, quem vive o mundo moderno sabe: aquela coisa de associar lapsos de memória às pessoas em idades mais avançadas, inclusive com piadas sobre o assunto, é coisa do passado.

Então, se você eventualmente não lembrar em que vaga do estacionamento parou o carro, esquecer algum compromisso corriqueiro, a senha de algum dos milhares de cartões ou acessos virtuais de e-mails e redes sociais, saiba que isso é normal. Mas se esses lapsos estiverem muito frequentes é importante procurar ajuda profissional. Afinal, você pode estar em quadro inicial de comprometimento cognitivo leve (CCL).

O que desencadeia os lapsos

O comportamento e a rotina da sua vida serão decisivos para evitar complicações mais severas. Então, o desafio maior é encontrar um equilíbrio entre as obrigações e o seu bem-estar mental, assim como para questões alimentares que já abordamos em outros textos desse blog. A falta de tempo para se cuidar talvez seja o principal desafio de uma vida saudável.

O estresse e a ansiedade são os fatores mais comuns em quem começa a desenvolver problemas de memória e concentração. É claro que você vai pensar que é fácil a gente escrever aqui e que o complicado é adotar essas práticas cotidianamente. Mas não tem jeito. Para que o problema não se agrave, você precisa encontrar tempo para o lazer e para diminuir tarefas que te desgastem emocionalmente no trabalho ou na vida pessoal. O combate à depressão e síndromes metabólicas também não pode ser negligenciado nos problemas de memória.

Outra atitude importante é dormir adequadamente, de forma que você consiga descansar o corpo e da mesma forma a mente para encarar o dia seguinte. Crie rotinas com essa finalidade e transforme o seu quarto em um ambiente escuro e silencioso para a hora do descanso.

O consumo de drogas, lícitas e ilícitas, é bastante prejudicial aos neurônios e pode causar problemas ao cérebro e à memória. Evite exagerar no consumo de álcool e afins.

O que é bom para exercitar a memória

Há algumas atividades para exercitar a memória que você pode executar para minimizar os problemas, como fazer palavras cruzadas e adquirir o hábito da leitura. Além de ampliar o seu conhecimento, você vai ativar o seu cérebro para reter mais informações e aumentar a sua concentração. É exercício mental, para outro tipo de músculo.

Mas vale ressaltar que fazer exercício físico e manter uma alimentação saudável TAMBÉM vão ajudar no seu bem-estar e, consequentemente, na sua memória. Igualmente importante é anotar tarefas e atividades, principalmente se elas tiverem periodicidade definida, como horários para tomar remédio, por exemplo. Isso pode ajudar seu cérebro a fixar essas informações.

Mas, como sempre, é o médico quem terá autoridade para diagnosticar o problema com exatidão e desenvolver a estratégia adequada ao seu caso.

Cuide SEMPRE da sua saúde

Aproveitando as dicas, caso os sintomas persistam ou se tornem muito graves, também é importante ter o acompanhamento de um especialista. Para quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e agendar a consulta com super desconto.

Compartilhe