Consultar o cardiologista, realizar exercícios físicos e ingerir alimentos bons para o coração são alguns exemplos que podem ajudar.
Sabemos que a alimentação tem um grande papel no funcionamento do nosso corpo e, consequentemente, na nossa qualidade de vida. Uma dieta mal balanceada, rica em gorduras, pode provocar a longo prazo doenças e outros problemas de saúde.
Pensando nisso, a Filóo preparou uma lista com cinco tipos de alimentos bons para o coração. Assim, você pode adicioná-los à sua dieta e melhorar seus hábitos alimentares sem muita dificuldade. Acompanhe a seguir!
Alimentos com alta porcentagem de cacau são ótimas opções para acrescentar em sua dieta. Isso porque o fruto possui muitos antioxidantes relacionados ao coração.
O coração é um músculo muito ativo e produz grande quantidade de radicais livres. O problema é que essas substâncias estão por trás de diversos problemas do nosso organismo, entre eles, os ataques cardíacos.
Dessa forma, uma dieta rica em antioxidantes inibe a ação negativa desses radicais e previne doenças do sistema cardíaco.
As folhas de coloração verde-escuras são fontes de fibras e nutrientes. Uma dieta rica em folhosos pode evitar complicações cardíacas. O consumo desse tipo de alimento, no geral, enriquece a quantidade de fibras no organismo, impedindo que as gorduras fiquem em nossas veias.
Além disso, os folhosos são antioxidantes, isso é: são capazes de preservar os vasos sanguíneos, pois combatem uma ação nociva de radicais livres em relação às paredes das artérias.
Confira algumas opções de folhas verde-escuras:
Quer melhorar sua alimentação e adquirir qualidade de vida? Com o cartão Filóo Saúde, você agenda consultas com nutricionistas por um preço que cabe no seu bolso! Cuidar da saúde nunca foi tão simples.
As frutas apresentam diversos benefícios para a saúde do nosso corpo. A laranja, por exemplo, é um alimento rico em fibras e antioxidantes, substâncias que melhoram o funcionamento dos vasos sanguíneos.
Segundo pesquisas acadêmicas, a ingestão de meio litro de suco de laranja por dia pode diminuir os níveis de colesterol ruim e de moléculas de gordura no sangue.
Tente trocar carne vermelha por peixes na sua dieta, esses animais são ricos em ômega 3. A gordura do peixe tem efeito anti-inflamatório, auxiliando na redução da inflamação nas articulações e nos níveis de gorduras ruins (triglicerídeos) no sangue. Além disso, ela tem alto poder de regular o colesterol.
Mas não se esqueça: o ômega 3 está presente em peixes de águas frias. No Brasil, podemos encontrar essa gordura saudável no salmão e atum ou em opções mais em conta como na sardinha.
Leguminosas são importantes alimentos para a saúde do coração porque além de serem ricos em fibra, possuem baixo teor de gordura e baixo índice glicêmico. Entre os exemplos de leguminosas, podemos citar lentilhas, grão de bico e feijão.
De acordo com a revisão sistemática publicada na Advances in Nutrition, pessoas que consomem determinada quantidade de leguminosas têm até 10% de chances a menos de adquirem doenças que envolvem o coração se comparados àqueles com menor consumo.
Não podemos esquecer que outros fatores, além da alimentação, podem influenciar a saúde do nosso coração. É importante também fazer o sangue circular, por isso, beba mais água, e realize atividades físicas, como corrida, pedalada e caminhada.
A gente sabe que a correria da rotina nem sempre permite a prática regular de exercícios, mas tentar ir caminhando um trecho para o trabalho, optar ir de escada ao invés de elevadores, entre outros pequenos hábitos também podem ajudar a sua saúde.
Os problemas cardiovasculares são os tipos de doenças que mais podem ser prevenidas. Alinhe sua alimentação com um estilo de vida saudável, faça a sua parte!