Os nossos leitores assíduos já devem ter notado que alimentação e sustentabilidade são temas recorrentes aqui do blog. Pois bem, nesta semana vamos nos debruçar sobre o que é alimentação sustentável e como adotá-la.
Por conceito, alimentação sustentável deve considerar fatores econômicos e socioambientais desde produção, colheita ou extração, passando pela maneira como os alimentos são comercializados e depois consumidos e descartados.
Como o próprio título sugere, agora não se trata apenas de pensar no valor nutricional ou mesmo na estética dos alimentos, mas também nos impactos que a nossa alimentação vai gerar em todo o planeta. É complexo, é saudável, é relevante. Pra quem se perguntava o que é uma alimentação sustentável, tá mais do que respondido.
Mas se você entendeu qual a importância da alimentação saudável, agora deve estar se perguntando: ‘mas o que preciso fazer para me enquadrar nesse estilo de vida?’. É preciso mudança de hábitos e criação de conceitos sólidos, caso já não os tenha, voltados ao meio ambiente. Entre os principais benefícios diretos para a sua saúde estão retardar o envelhecimento precoce de células e prevenir doenças como câncer e diabetes. Mas depende, também, de VOCÊ.
Mas como funciona isso na prática?
Dicas de alimentação sustentável
Uma dica prática importante é que você fique atento aos prazos de validade e armazenamento de alimentos. Sabe talos e cascas que você normalmente jogaria no lixo? Se não puder comê-los de imediato, eles podem se tornar ingredientes de tortas, sopas, omeletes ou qualquer outra receita que o seu dom culinário conhecer.
Consumir alimentos sustentáveis trata também de evitar desperdício e potencializar a saúde. É que muitas vezes em talos, cascas e até mesmo sementes se concentram grandes quantidades de vitaminas, minerais, fibras e nutrientes que vão te ajudar a prevenir doenças. Quer indicação de alimentos para comer com casca? Batata, pepino, cenoura, abobrinha, berinjela… por aí vai, a lista é grande.
Consumir alimentos orgânicos, ou seja, aqueles que não recebem qualquer tipo de agrotóxico, fertilizante ou recursos de engenharia genética (já até falamos sobre eles BEM AQUI) também é uma forma de preservar o meio ambiente e pensar na sustentabilidade da produção de alimentos. Só lembrando que alimentos orgânicos podem ser carnes, vegetais, frutas ou até mesmo pães e massas.
Dentro dessa lógica, consumir alimentos de época também é considerado alimentação sustentável, porque diminui os impactos ambientais. É que eles são produzidos em larga escala sem a necessidade de químicos para acelerar o crescimento ou amadurecimento da safra.
Você também ajudará o meio ambiente consumindo mais alimentos in natura e diminuindo o consumo de produtos embalados e o uso de sacolas plásticas. O segredo aqui é usar embrulhos biodegradáveis e demais embalagens sustentáveis para alimentos em busca da redução do desequilíbrio de ecossistemas.
Aproveite e cuide da sua saúde SEMPRE
Cuidar da sua alimentação é fundamental e ter o acompanhamento de um especialista é melhor ainda. Pra quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e já agendar a consulta com super desconto.