A qualidade do ar impacta diretamente na sua saúde. E a melhoria está ao seu alcance.

Mudança de hábitos pode trazer benefícios individuais e coletivos
A qualidade do ar impacta diretamente na sua saúde. E a melhoria está ao seu alcance.-min

Sumário

Foi-se o tempo em que poluição ou outros aspectos climáticos eram temas exclusivamente destinados a pessoas engajadas no assunto, ativistas e afins. O debate é complexo e requer o envolvimento de rigorosamente todas as pessoas para promover o cuidado com a própria saúde e com o meio ambiente.

Esse texto não tem a pretensão de desenvolver teses para salvar o mundo da poluição atmosférica, fique tranquilo. Aqui vamos mostrar como a poluição do ar pode causar problemas respiratórios, nos afetando de uma forma da qual nem nos damos conta.

Você vai ver que algumas atitudes simples podem trazer melhorias tanto imediatas quanto gradativas, refletindo também em benefícios à sociedade em curto, médio e longo prazo. Respirar um ar minimamente puro é (também) investir na qualidade de vida. E, sim, está ao nosso alcance.

A poluição do ar e o sistema respiratório

O dicionário Michaelis nos ensina que a definição de ar é a “mistura gasosa inodora e transparente que constitui a atmosfera terrestre, constituída sobretudo de nitrogênio (78%) e oxigênio (21%), além de pequena quantidade de anidrido carbônico, vapor de água e alguns gases raros”.

Agora vamos recordar das nossas aulas de ciências. Cabe ao sistema respiratório desempenhar a função de absorção de oxigênio e a liberação do gás carbônico. O ar é levado aos pulmões e chega aos alvéolos dos pulmões para o processo de trocas gasosas.

O problema é que atividades como industrialização, queimadas, mineração, uso de aerossóis, queima de combustíveis fósseis, bem como alguns efeitos naturais, prejudicam a qualidade do ar que respiramos. E esse ar poluído que inalamos dificulta o trabalho de todo o sistema respiratório para filtrar as impurezas e nos proteger, podendo trazer severos danos ao longo da vida.

Quais os principais riscos da poluição?

De acordo com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição atmosférica e as mudanças climáticas estão entre as maiores ameaças ambientais à saúde humana. As organizações estimam que a exposição à poluição do ar cause 7 milhões de mortes prematuras e resulte na perda de milhões de anos de vida saudáveis. A luta é para mudar esse cenário.

“Em crianças, isso pode incluir redução do crescimento e função pulmonar, infecções respiratórias e agravamento da asma. Em adultos, a cardiopatia isquêmica e o acidente vascular cerebral são as causas mais comuns de morte prematura atribuíveis à poluição atmosférica. Também estão surgindo evidências de outros efeitos, como diabetes e doenças neurodegenerativas”, destaca uma publicação da OPAS.

O que posso fazer?

É importante que você adote uma rotina atrelada aos cuidados ambientais e estimule pessoas de seu convívio a seguir a mesma direção.

Não fumar é um exemplo clássico que envolve autocuidado e o conceito de empatia com os outros. Seja em casa ou em ambientes abertos, a fumaça contém toxinas que podem gerar irritação nos olhos, nariz e garganta. O tabagismo também implica em alergia respiratória em fumantes e não-fumantes, além de estar diretamente ligado a graves doenças pulmonares e não pulmonares.

Praticar exercícios rotineiramente ao ar livre por pelo menos 20 minutos, de preferência em áreas verdes, também vai fazer com que a sua respiração flua de forma mais positiva. É fundamental sempre reforçar a importância da atividade física para pessoas com problemas respiratórios.

Optar por transporte público ou utilizar bicicletas ajuda na redução do uso de carros e outros veículos de passeio, naturalmente diminuindo a poluição. Os veículos liberam grande quantidade de gases poluentes, como o monóxido de carbono, que podem desencadear em problemas respiratórios e cardiovasculares para as pessoas.

Além dos agravantes das grandes metrópoles, precisamos criar condições para respirar adequadamente também em casa ou no trabalho. Fuja das doenças respiratórias por conta do acúmulo de poeira e ácaros. A dica é evitar carpetes, tapetes e cortinas. Manter o ambiente sempre arejado e seco também é importante para evitar o mofo e o consequente agravamento de quadros de asma e de transmissão de bactérias.

Outra preocupação é com os sistemas de ar-condicionado. É recomendada a limpeza do filtro a cada três meses, já que ele serve para reter as micropartículas como fungos, bactérias, mofos, ácaros e vírus, que causam alergias e outras doenças respiratórias.

Aproveite e cuide da sua saúde SEMPRE

Se você está sentindo algum sintoma respiratório conforme mencionado acima, recomendamos o acompanhamento de um especialista. Pra quem é cliente Filóo Saúde, basta acessar este link, encontrar o profissional ideal e agendar. E caso você ainda não seja cliente, clicando aqui é possível se cadastrar gratuitamente e já agendar a consulta com super desconto.

Quer iniciar os cuidados com a saúde?

Últimos posts

Compartilhe