NR1: O que os Gestores de RH precisam saber e como a Filóo pode ajudar

A NR1 (Norma Regulamentadora nº 1) estabelece as diretrizes gerais sobre saúde e segurança do trabalho. Ela é a base das demais normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e tem como principal objetivo garantir a prevenção de riscos ocupacionais, promovendo um ambiente laboral mais seguro e saudável para os trabalhadores.

O que é o NR1?

A NR1 (Norma Regulamentadora nº 1) estabelece as diretrizes gerais sobre saúde e segurança do trabalho. Ela é a base das demais normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e tem como principal objetivo garantir a prevenção de riscos ocupacionais, promovendo um ambiente laboral mais seguro e saudável para os trabalhadores.

A versão atualizada da NR1, em vigor desde 2021, trouxe mudanças significativas — entre elas, a obrigatoriedade da Gestão de Riscos Ocupacionais (GRO) e a elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), para todas as empresas, independentemente do porte ou segmento, com exceção de alguns casos previstos.

Recentemente, a Portaria MTE n. 1.419/2024 trouxe mudanças na NR-1. A principal delas diz respeito à inclusão dos chamados “riscos psicossociais”. Como o texto da norma destaca, a empresa “deve considerar as condições de trabalho, nos termos da NR-17, incluindo os fatores de risco psicossociais, como estresse, assédio moral e sobrecarga de trabalho, promovendo a saúde mental dos trabalhadores”

Assim, quando se trata da avaliação do risco ergonômico, incluindo nisso os fatores psicossociais, é necessário levar em conta as “exigências da atividade de trabalho e a eficácia das medidas de prevenção implementadas”.

Afinal, quando se trata de saúde mental, são vários os desafios presentes. Em 2024, foram quase meio milhão de afastamentos dos 3,5 milhões pedidos de licença no INSS motivados por várias doenças, 472 mil tratava-se de questões de saúde mental, dados do Ministério da Previdência Social. 

Principais Impactos para o RH

O setor de Recursos Humanos desempenha um papel estratégico na implementação da NR1, pois é responsável por alinhar a gestão de pessoas às exigências legais. Entre os principais impactos e responsabilidades, destacam-se:

  1. Adequação ao PGR

O RH deve assegurar que a empresa tenha um Programa de Gerenciamento de Riscos bem estruturado, contendo o inventário de riscos e o plano de ação. Esse documento deve ser atualizado periodicamente e mantido acessível para auditorias e fiscalizações.

  1. Capacitação e Treinamentos

A NR1 exige a capacitação contínua dos colaboradores, com registro e controle dos treinamentos obrigatórios. O RH deve organizar, controlar e garantir que os treinamentos estejam adequados às funções e riscos envolvidos.

  1. Integração com Saúde Ocupacional

O RH precisa integrar o PGR com os programas de saúde, como o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), garantindo um acompanhamento médico eficaz e ações preventivas alinhadas aos riscos identificados.

  1. Gestão de Documentos e Evidências

Todos os registros de treinamentos, exames ocupacionais, relatórios médicos e ações corretivas devem ser documentados e organizados. A responsabilidade documental agora é ainda mais crítica diante das exigências legais.

Como a Filóo pode ajudar sua empresa com a NR1

A Filóo Saúde atua como uma parceira estratégica para que sua empresa não apenas esteja em conformidade com a legislação, mas também promova um ambiente mais saudável, produtivo e humanizado. Veja como podemos ajudar:

  • Mapeamento e Redução de Riscos

Através da análise dos dados de saúde dos colaboradores e do ambiente de trabalho, a Filóo contribui com informações estratégicas para o inventário de riscos e o plano de ação do PGR, ajudando o RH a tomar decisões mais assertivas. Dividimos esse mapeamento em 3 fases:

1 – Aplicação de questionários individualizados

2 – Análise de respostas recebidas

3 – Apresentação de resultados e sugestão de ações


  • Classificação e Gestão dos riscos

Monitoramento das informações de acesso, acompanhamento e resolutividade. 
Suporte da área técnica e indicadores de saúde do grupo para orientar sua empresa em todas as etapas da jornada de conformidade com a NR1.


  • Educação Continuada

Mitigação de riscos com conteúdos que engajam os usuários na busca pela saúde e qualidade de vida.
Roda de conversas ou Lives com especialistas e cursos para liderança.

Conclusão

A NR1 vai muito além de uma exigência legal — ela representa uma oportunidade para que os gestores de RH promovam uma cultura organizacional mais segura, saudável e eficiente, focado na retenção de talentos e redução do absenteísmo. 

Com o apoio da Filóo, sua empresa pode transformar a obrigação em vantagem competitiva, cuidando melhor de quem faz o negócio acontecer: as pessoas.

A nova NR1 entrará em vigor no dia 25 de maio de 2026



Sumário

Quer iniciar os cuidados com a saúde?

Use a marca Filóo ou leve a experiência White Label com a identidade da sua empresa.