O que é o Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é um lembrete de que informação e cuidado podem salvar muitas vidas. O movimento, que começou na década de 1990, tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais incidente, e o de colo do útero é o terceiro mais comum. Ambos, quando descobertos a tempo, têm grandes chances de cura.
Por que o movimento foi criado?
Para ampliar o acesso à informação e reforçar a importância dos exames preventivos.
O câncer de mama ocorre quando células da mama se multiplicam de forma anormal, formando um tumor. E para ser diagnosticado precocemente, é necessário fazer a mamografia todos os anos a partir dos 40 anos de idade, ou antes se o médico avaliar a necessidade. Esses cuidados fazem com que a chance de cura suba para 95%.
Já o câncer de colo do útero é causado, em grande parte, pela infecção
pelo HPV (Papilomavírus humano). Por isso, fazer o Papanicolau, desde os 25 anos (se houver vida sexual ativa), é fundamental e detectar alterações antes mesmo que a doença se desenvolva. Além disso, a vacina contra o HPV, disponível pelo SUS para alguns públicos, é uma importante forma de prevenção.
Autoconhecimento ajuda na prevenção?
Conhecer o próprio corpo é o primeiro passo para cuidar dele. Observar as mamas, perceber mudanças e prestar atenção a qualquer sinal diferente é um ato de autoconhecimento.
O autoexame das mamas pode ser feito mensalmente, de preferência alguns dias após o fim da menstruação. Ele não substitui os exames clínicos ou a mamografia, mas ajuda a mulher a identificar alterações como nódulos, secreções, inchaços ou retrações.
Da mesma forma, manter o acompanhamento ginecológico é essencial para observar sinais que possam indicar alterações no colo do útero. O corpo dá sinais e aprender a ouvi-lo é uma forma de prevenção.
Saiba como fazer o autoexame:

Prevenção e acompanhamento médico é um hábito que se constrói todos os dias
Consultas periódicas, exames e uma vida equilibrada fazem toda a diferença. Entre as principais formas de prevenção estão:
- Realizar os exames regularmente.
- Manter uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras e fibras.
- Praticar atividades físicas.
- Evitar o consumo de álcool e o tabagismo.
- Cuidar da saúde emocional.
Com profissionais qualificados e atendimento acessível, a Filóo oferece serviços e informações para que cada pessoa possa tomar decisões sobre seu corpo e seu bem-estar.Por isso, é necessário o acompanhamento multidisciplinar com ginecologista, psicóloga e nutricionista para ajudar a aliviar sintomas, fortalecer o equilíbrio emocional e promover mais qualidade de vida.
Apoio emocional pode ser necessário durante essa fase
O diagnóstico de um câncer de mama ou de colo do útero traz mudanças profundas, tanto físicas quanto emocionais. Além dos desafios do tratamento, muitas mulheres passam por transformações hormonais importantes, especialmente aquelas que enfrentam a menopausa induzida, resultado de uma parte do tratamento que interrompe a produção hormonal para controlar o avanço da doença e uma possível recidiva.
Essa fase pode vir acompanhada de sintomas como ondas de calor, insônia, secura vaginal, alterações de humor e impacto na autoestima. Falar sobre isso é essencial para acolher os sentimentos de quem está passando por muitas mudanças em um curto período de tempo.
Fale com uma profissional de saúde, compartilhe informação e incentive outras mulheres a fazerem o mesmo.
Acesse filoo.com.br e conheça como a saúde também pode ser acessível.
Referências:
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2024/outubro-rosa
https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros/estimativa/sintese-de-resultados-e-comentarios
