O que é telemedicina e como funciona? Conheça seus benefícios

11 de agosto de 2021 06m13s de leitura

Compartilhe

O que é telemedicina e como funciona? Conheça seus benefícios

As consultas online mostraram que cuidar da saúde também é possível com apenas alguns cliques. Principalmente nos dias atuais, saber o que é telemedicina e suas funcionalidades pode fazer toda a diferença na hora de cuidar da saúde da sua família.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1990, reconhece a importância dessa área médica. Principalmente para casos em que a distância é um fator crítico definitivo para disponibilizar serviços médicos

Já precisou levar seu filho ao médico no meio da noite ou teve alguma alergia de pele estranha e precisava de uma consulta imediata? Então confira esse texto que preparamos para você. 

O que é telemedicina?

A telemedicina é um serviço de assistência à saúde à distância, o qual pode substituir, em alguns casos, a ida presencial ao consultório. Portanto, a consulta é feita de forma virtual, por meio da câmera e do microfone de um computador ou do telefone celular. 

Esse serviço permite que o médico faça o atendimento em qualquer lugar. Isso possibilita que o médico possa fazer uma teleconsulta e ajudar pessoas que vivem em áreas sem a possibilidade de atendimento médico presencial.

Todos os atendimentos são, obrigatoriamente, registrados em prontuário clínico. As perguntas feitas aos pacientes são as mesmas de uma consulta presencial, mas não se preocupe, elas são registradas por meio de um sistema que garanta a segurança e o sigilo das informações.

Como funciona?

O paciente faz a solicitação pela plataforma disponível e um médico é designado para atendê-lo. É importante ter acesso a internet, câmera e microfone funcionando, estar em um local bem iluminado e sem barulho.

Por meio das teleconsultas, os profissionais de saúde passam receita médica, atestado e orientam o paciente.

As instituições de saúde podem utilizar a telemedicina com diversos intuitos: consulta, assistência e educação. 

  • Consultas: por serem feitas de forma remota, facilitam o acesso à medicina e pode contar com auxílio de outros especialistas;
  • Assistência: que consiste no monitoramento constante dos pacientes para casos de doenças crônicas ou em situações especiais em que a mobilidade é dificultada, como de idosos ou gestantes;
  • Troca de informações: além das utilidades para os pacientes, também é vantajoso para os médicos. Isso porque, possibilita trocas  de opinião e conhecimento entre os especialistas. Além de acesso à qualificação e aperfeiçoamento mesmo longe de grandes centros.

A importância da telemedicina em tempos da pandemia  

Por conta da pandemia do COVID, sair de casa para lugares com concentração de pessoas virou um risco. A telemedicina é uma forma de proteger o paciente e o médico. 

Isso porque, ela virou uma ferramenta importante para evitar a propagação da doença. O atendimento a distância evita que os pacientes precisem sair do isolamento para ter atendimento de saúde. Dessa forma, as pessoas se preservam das possibilidades de contaminação no transporte e nos próprios locais de atendimento. 

Outro ponto importante é que pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 podem permanecer isolados e diminuir a circulação do vírus. A teleconsulta ajuda a diagnosticar um caso suspeito de infecção, mas é importante frisar que a confirmação da doença só pode ser realizada através de exames de diagnóstico feito em laboratório.

Com o atendimento à distância, o médico pode orientar e monitorar os sintomas do coronavírus, indicar medicamentos, gerar atestado e se necessário, recomendar o atendimento presencial em um hospital.

Por que a telemedicina do Cartão Filóo Saúde? 

Com a Assinatura Premium da Filóo Saúde você tem acesso ao serviço de Telemedicina Einstein Conecta do Hospital Israelita Albert Einstein.

O Einstein Conecta é um serviço de orientação médica on-line. Com ele, você tem acesso aos profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein pelo celular ou pelo computador, além da tranquilidade e segurança de ter à sua disposição um serviço que funciona 24h por dia, 7 dias por semana.

Para adquirir o novo Cartão Filóo Saúde e garantir todos esses benefícios, clique aqui.

As vantagens são:

  • Orientação médica online direto no seu celular ou computador. Sem pagar nada além do valor da sua assinatura;
  •  Qualidade de atendimento dos médicos Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Atendimento 24h e 7 dias na semana;
  • Consultas ilimitadas durante o ano!

Espero que esse texto possa te ajudar a entender o que é telemedicina, como funciona e os seus benefícios.


Para mais conteúdos relevantes, nos acompanhe nas redes sociais. Na dúvida, procure um profissional de saúde. E se precisar, lembre-se: conte com a gente. Cartão Filóo Saúde.