Transfusão de sangue: quando é necessária?

A transfusão de sangue é um procedimento seguro realizado para transferir sangue, ou componentes dele, de um doador para o sistema circulatório do paciente receptor.
Transfusão de sangue quando é necessária

Sumário

O objetivo é ajudar a restaurar uma perda significativa ou níveis muito baixos dele no corpo.

Embora seja possível fazer uma transfusão de sangue total, como quando ocorre uma hemorragia grave, é mais comum serem feitas transfusões apenas dos componentes do sangue. Além disso, no caso de cirurgias programadas, é possível fazer uma transfusão autóloga. 

Quer entender quando é necessário realizar uma transfusão de sangue e como isso é feito?

Então confira o texto que a Filóo Saúde preparou para você!

O sangue ou um dos seus componentes é infundido através de uma veia. Portanto, acesso a esta veia pode ser feito pela introdução de uma agulha ou cateter, realizado por um funcionário habilitado. Geralmente utiliza-se uma veia do braço ou da mão.

O volume a ser transfundido e o tipo de transfusão a ser feita devem ser determinados pelo médico. O mais comum é que sejam administrados de 450 a 500 mililitros de sangue total, em um período de quatro horas.

Um anti-histamínico pode ser dado a pessoa que está recebendo antes da transfusão para impedir ou minimizar possíveis reações indesejáveis. O paciente geralmente está internado em um hospital ou recebe a transfusão em um hemocentro, sempre a critério médico. 

A Filóo saúde te ajuda a encontrar o profissional que você necessita para o melhor tratamento.

O sangue é composto de várias células diferentes, incluindo glóbulos vermelhos e brancos, plasma e plaquetas. Em alguns casos, pode ser necessário realizar uma transfusão que use o sangue por completo, mas também há casos em que só é necessário a reposição de um componente específico. Veja a seguir os tipos mais comuns de transfusões de células do sangue:

Vários motivos podem levar à necessidade de transfusão: anemias (falta de glóbulos vermelhos), sangramento (por falta de plaquetas), etc. 

A maioria dos doentes nunca necessita de transfusões durante um episódio de doença, mesmo quando ocorre uma perda de sangue moderada. Isto porque, no prazo de algumas semanas, são produzidas novas células do sangue que substituem as perdidas.

No entanto, quando é perdida uma grande quantidade de sangue, a realização de uma transfusão de sangue ou componentes sanguíneos pode ser a única forma de conseguir salvar a vida do paciente 

Em termos gerais, pode ser necessário realizar uma transfusão de sangue ou componentes sanguíneos, nas seguintes situações:

Quando há tempo, antes do paciente receber uma transfusão, é enviada uma amostra do seu sangue para tipificação. Só depois, é escolhido o lote de sangue ou componente do sangue compatível com o doente.

Em muitas situações são possíveis recursos alternativos evitando o uso de sangue de outras pessoas. 

É importante lembrar que estas alternativas dependem de variáveis técnicas e da situação clínica do paciente. Dentre estas alternativas, podemos citar o uso de sangue autólogo, a recuperação de sangue intra-operatória, que é o sangue sendo aspirado do campo operatório e devolvido pela veia após seu processamento na própria sala cirúrgica, ou o uso de determinadas medicações. 

O seu médico poderá explicar-lhe sobre a possibilidade do uso destas alternativas. Por isso, procure um profissional que possa te auxiliar. Encontre o mais perto de você em nosso aplicativo Filóo Saúde.

Entre a coleta de uma amostra e o início da transfusão, é necessário um prazo de aproximadamente 3 horas, para realização dos testes pré transfusionais.

A transfusão demora, em média, de 2 a 3 horas. Durante a transfusão é permitido comer, ler, ver televisão e ouvir música. 

Estes riscos são pequenos e uma série de cuidados são tomados para evitá-los. Entretanto, às vezes isto é imprevisível. 

Os sintomas mais comuns são: febre, calafrios, tremores e coceira pelo corpo (urticária). Quando ocorrem, estes sintomas costumam ser leves e facilmente controláveis. 

Além disso, mesmo com a realização dos testes de compatibilidade pré-transfusionais, excepcionalmente pode ocorrer transfusão de sangue incompatível. Se você sentir algo que considere anormal, informe imediatamente a enfermagem para que possam ser tomadas as medidas necessárias.

Espero que o texto tenha te ajudado a entender mais sobre como é feita uma transfusão de sangue e quando ela é necessária. 

Esse mês o instagram da Filóo Saúde está repleto de conteúdos similares a esse, que irão te ajudar com as suas dúvidas. Nos acompanhe e tenha acesso a conteúdos exclusivos. 

Na dúvida, procure um profissional de saúde. E se precisar, lembre-se: conte com a gente. Cartão Filóo Saúde.

Quer iniciar os cuidados com a saúde?

Últimos posts

Compartilhe