3 indicadores de desempenho organizacional que a sua empresa precisa analisar

16 de fevereiro de 2021 05m48s de leitura

Compartilhe

3 indicadores de desempenho organizacional que a sua empresa precisa analisar

Os indicadores de desempenho organizacional dizem muito sobre uma empresa. Afinal, por meio desses dados é possível gerenciar e sinalizar quais pontos uma organização pode melhorar e quais estão dando certo. Sendo esse um papel importante para o sucesso de um negócio. 

Cada empresa deve analisar os indicadores de desempenho de acordo com suas especificidades e objetivos. Entre os tipos mais comuns, temos produtividade, qualidade e lucratividade. 

Mas esses dados nem sempre são simples de serem mensurados. Pensando nisso, a Filóo Saúde trouxe um conteúdo com os principais indicadores e como cada um deles pode ajudar a sua organização a se desenvolver. Acompanhe!

Quais são os principais tipos de indicadores de desempenho organizacional?

Indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade servem para avaliar o rendimento e a eficiência dos processos. Esse critério avalia se a empresa está conseguindo realizar suas entregas e se elas têm sido realizadas de forma eficiente. 

O indicador está relacionado ao quanto a empresa produz e, por isso, a baixa produtividade pode indiciar a desmotivação do colaborador, assim como a falta de recursos de uma empresa para a execução do trabalho. 

Manter os colaboradores motivados e disponibilizar recursos para o desenvolvimento dos profissionais são elementos fundamentais para o sucesso desse índice que aponta se a organização está no caminho certo.

Segundo pesquisa da Right Management, empresa especializada em organizar empresas, profissionais motivados são 50% mais produtivos.

Você sabia que o cuidado com a saúde do colaborador interfere na produtividade e desenvolvimento do profissional? Conheça o cartão Filóo, uma solução para a sua empresa cuidar da saúde dos seus colaboradores sem gastar com planos de saúde. Veja todas as vantagens clicando aqui

Indicadores de lucratividade 

A lucratividade pode ser mensurada de diversas formas. Para muitos, esse é um dos indicadores mais importantes. Isso porque ele aponta a saúde financeira da empresa, evitando que a companhia fique endividada e acabe tendo que fechar.

Para medir a lucratividade de uma organização é preciso saber os custos operacionais e a receita em cima do serviço prestado ou produto vendido.

É possível medir o índice de forma percentual, por cálculos de lucro ou margem de contribuição, mas o importante mesmo é que a taxa aponte para um valor melhor do que o inicial

Indicadores de qualidade

Como o nome sugere, o indicador de desempenho de qualidade serve para identificar os pontos que podem melhorar em um processo produtivo.

O cliente da empresa tem papel importante em cima desse indicador, uma vez que é preciso entender a opinião deles sobre o serviço prestado ou produto oferecido por determinada organização para saber quais pontos precisam ser aperfeiçoados. 

Os mecanismos apontam se a organização está conseguindo vender de acordo com as expectativas do consumidor, sendo assim, por meio desse indicador é possível deixar a empresa mais competitiva em relação ao mercado. 

Mas, afinal, como criar indicadores de desempenho organizacional?

Para criar indicadores é preciso levantar dados disponíveis dentro da organização. Os dados podem ser caracterizados como qualquer conhecimento sobre alguma área que ainda não foi estudado. A partir dessa análise é possível obter informações para calcular os indicadores. 

Os indicadores são um referencial. Eles servem para identificar problemas, definir prioridades e saber o que a empresa tem feito para corrigir algumas falhas operacionais

E não se esqueça: empresas são feitas de pessoas

Embora os dados tenham grande importância no gerenciamento de uma organização, para um negócio alcançar o sucesso é preciso que os colaboradores se sintam parte dessa empreitada e sonhem junto com o empreendedor. 

Por isso, é muito importante olhar o que significam esses dados e saber se os seus colaboradores estão motivados para melhorarem os indicadores da empresa. 

Agora que você já sabe a importância dos indicadores de desempenho organizacional, aproveite para conhecer as soluções que a Filóo Saúde oferece para cuidar da saúde dos profissionais da sua organização.

Assim, você deixa seus colaboradores mais motivados e pode construir a empresa em conjunto!