Exames de rotina: saiba quais são e porquê devemos fazer

09 de fevereiro de 2021 07m10s de leitura

Compartilhe

Exames de rotina: saiba quais são e porquê devemos fazer

Você sabe qual foi a última vez que fez um check-up? Os exames de rotina são essenciais para avaliar o estado de saúde geral do paciente e diagnosticar doenças de forma precoce. Por isso, é importante que toda família faça ao menos uma vez por ano os procedimentos. 

E se você acha que não tem tempo para realizar vários exames, a boa notícia é que por meio de poucos testes simples é possível identificar diversas alterações e doenças

Para saber quais exames você deve realizar, é preciso que um médico o examine antes, afinal, ele precisa entender se o paciente sente algum sintoma ou possui um histórico familiar de alguma doença para direcionar melhor quais exames solicitar. 

Quer saber quais são os principais exames de rotina? Acompanhe o conteúdo que a Filóo Saúde preparou para você! 

Quais são os exames de rotina?

Os exames de rotina solicitados pelos médicos variam de acordo com as necessidades de cada paciente, seja baseado na idade, nos fatores de risco ou também pela própria avaliação do profissional de saúde realizada no check-up. 

Os testes envolvem procedimentos clínicos, laboratoriais e de imagem,  confira os principais:

Exame de sangue completo (hemograma) 

O hemograma é um dos testes mais solicitados em consultas de rotina, não à toa todo mundo já deve ter feito um exame de sangue. O procedimento, apesar de simples, sinaliza uma diversidade de marcadores, como colesterol alto, diabetes, anemia e alterações hormonais. 

O médico consegue até mesmo ver os níveis de vitamina no organismo e identificar doenças no fígado, do sistema imune e leucemia.

O cartão Filóo Saúde proporciona descontos em exames que podem chegar a até 50% em relação à média de mercado. Contrate agora por R$ 9,99 mensal. 

Exames de fezes e urina

Os exames de fezes e urina também são muito requisitados pelos médicos. Isso porque, além de simples, o teste é muito amplo e indica diversas alterações do seu organismo. Dentre os exames de urina, o médico pode solicitar diversos tipos, cada um deles apresenta uma função específica. 

Com o exame completo, é possível avaliar o funcionamento do nosso sistema urinário. Dessa forma, o médico consegue verificar se o paciente possui alguma infecção, se existe glicose na urina ou se tem alguma bactéria na substância.

Já o exame de fezes é muito importante para detectar as possíveis causas de dor de barriga, como a incidência de parasitas é muito grande, o procedimento acaba analisando se as fezes possuem algum tipo de verme. 

Embora algumas pessoas tenham receio em coletar as substâncias, os procedimentos são simples e sem complicações. Os exames de fezes e urina auxiliam no diagnóstico de diversas doenças e no monitoramento de problemas clínicos. 

Teste de pressão arterial

O teste de pressão arterial faz parte da avaliação do médico durante uma consulta de rotina. A aferição de pressão é feita com auxílio de aparelhos e é necessário para analisar se o paciente apresenta níveis normais. 

Tal prática auxilia no diagnóstico precoce da hipertensão e ajuda a minimizar o risco de ataque cardíaco e insuficiência cardíaca, doenças que afetam muitos brasileiros. 

Eletrocardiograma 

Quem tem pressão alta deve realizar o eletrocardiograma em seus exames de rotina para analisar as condições do coração. Esse exame é solicitado, principalmente para pacientes acima dos 40 anos. 


O procedimento serve para registrar os batimentos do coração e, assim, o médico pode diagnosticar problemas no órgão. Muita gente acha que o exame dá choques, no entanto, o procedimento é rápido, simples e indolor. 

Exame de rotina para mulheres

Os exames de rotina das mulheres acima dos 40 anos são papanicolau, ultrassom transvaginal e mamografia. Os dois primeiros testes citados são realizados para acompanhar o colo do útero e a parte interna da vagina. Já a mamografia serve para analisar o tecido mamário da mulher. 

São por meio desses exames que o médico consegue realizar diagnósticos precoces que podem levar a problemas mais graves e, assim, prevenir doenças, como cistos no ovário, HPV e  câncer de colo de útero.

Exame de rotina para homens

No Brasil, cerca de 60 mil homens são diagnosticados com câncer de próstata todo ano, por isso, um exame muito importante para o sexo masculino é o Toque retal. Por meio do procedimento, o médico consegue estimar o volume da próstata e identificar alguma irregularidade no contorno, como um nódulo. 

O exame dura menos de 30 segundos e caso o médico encontre alguma anormalidade uma biópsia costuma ser solicitada. 


Agora que você já sabe quais são os principais exames de rotina e para que servem os procedimentos, não deixe de fazer seu check-up com o cartão Filóo Saúde e garantir descontos nos principais procedimentos.

Quer saber quais os principais exames oftalmológicos? Acesse aqui!