Metabolismo lento influencia no ganho de peso? Confira

11 de dezembro de 2020 06m21s de leitura

Compartilhe

Metabolismo lento influencia no ganho de peso? Confira

É verdade que todo mundo tem aquele amigo que come muito e não engorda, não é mesmo? Isso acontece porque cada pessoa apresenta um organismo com características únicas e o funcionamento do nosso corpo pode trabalhar de forma distinta. Um fator que pode influenciar o ganho de peso de alguns indivíduos, por exemplo, é o metabolismo lento. 

De forma simples, o metabolismo são reações químicas que o nosso organismo faz para nos manter vivos. As pessoas que apresentam essa ação de forma acelerada, acabam gastando muita energia, já as que têm uma atividade lenta, nem tanto.

Como você já pode perceber, o metabolismo é algo complexo e individual. E se você quer saber como ele pode influenciar no ganho de peso, acompanhe o conteúdo que a Filóo preparou. 

O que é metabolismo? 

Andar, abrir e fechar os olhos, respirar ou qualquer outra atividade que nosso corpo faz demanda gasto de energia. O metabolismo é uma série de reações químicas responsáveis por transformar as calorias dos alimentos que ingerimos em energia para manter as células funcionando

Como o metabolismo influencia no peso? 

Antes de entender como o metabolismo influencia no nosso peso, é importante ter em mente que toda caloria em excesso do nosso corpo, isso é, aquelas que não viram energia, são transformadas em gordura. 

Além disso, nosso peso é definido, principalmente, pelo equilíbrio energético, exemplificado pelo cálculo do total de calorias que consumimos ao longo do dia, menos o que gastamos no mesmo período

Dito isso, você precisa saber que o nosso corpo queima calorias em três situações diferentes, quando estamos em repouso, quando ingerimos alimentos e ao realizar atividades físicas. 

A primeira situação é chamada de metabolismo basal, esse tem grande influência genética e corresponde a 60% do nosso gasto calórico diário. 

Outra condição que influencia o metabolismo é a termogênese alimentar, essa por sua vez, queima calorias e transforma em energia quando ingerimos alimentos. Esse tipo de gasto calórico corresponde a 20%. 

Por fim, temos o metabolismo que está relacionado à prática da atividade física. Ao realizar exercícios físicos nosso corpo queima calorias, ele varia entre 20 a 40%, isso depende do nível de atividade física de cada pessoa. 

Mas, afinal, quem tem o metabolismo lento acaba ganhando mais peso? 

Sabemos que tudo o que comemos vira energia. Quem apresenta um metabolismo lento, não gasta tanta energia e, o que não é gasto, acaba virando gordura. Sendo assim, pessoas que têm metabolismo lento têm mais facilidade para ganhar peso

Por isso, é interessante optar por alimentos que permitam o nosso corpo gastar mais calorias ao ingeri-los. Sabemos, por exemplo, que as proteínas além de gastar mais calorias, trazem mais saciedade para nosso organismo.  

Além disso, há uma série de ações que podem ajudar a acelerar o metabolismo do indivíduo, como realizar atividades físicas regularmente e inserir alimentos na dieta que gastam mais calorias e  aceleram a atividade

Quais são os alimentos que aceleram o metabolismo?

Alguns alimentos são responsáveis por acelerar nosso metabolismo, são eles:

  • Pimentas (quanto mais ardida, maior a capacidade de acelerar o metabolismo)
  • Gengibre
  • Chá verde 
  • Alho
  • Cafeína (chá e café) 

Também, é possível, com o auxílio de um médico, manipular um termogênese em cápsula.

Com o seu cartão Filóo Saúde, você, além de agendar sua consulta pelo nosso aplicativo em apenas alguns toques, tem acesso a atendimento de qualidade por preços que cabem no seu bolso!

Quais são os sintomas de metabolismo lento?

Os sintomas do metabolismo lento podem apresentar sinais como ganho de peso, fadiga e dificuldade em realizar tarefas simples. Outras mudanças físicas são pele seca, queda de cabelo  e unhas quebradiças

Outros fatores que podem influenciar a ação do metabolismo são questões hormonais ligadas à tireóide. 

Quem suspeitar de metabolismo lento deve consultar um endocrinologista para realizar um teste de taxa metabólica. Assim, os resultados indicarão se você apresenta metabolismo lento. O profissional ainda saberá a melhor forma de acelerá-lo. 

De fato, ter um metabolismo lento pode influenciar no ganho de peso, porém temos que levar em consideração que esse fator não é o único motivo para isso. 

Ainda assim, o mecanismo pode ser revertido com alguns hábitos saudáveis. É muito importante também ter o acompanhamento médico para verificar a sua saúde. 

Para isso, conte com a Filóo Saúde

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!