O que é melatonina?

Você já deve ter passado a noite em claro tentando dormir, não é mesmo?
O que é melatonina?

Sumário

O problema da falta de sono afeta muitas pessoas, e a condição pode estar ligada a diversos fatores, como rotina agitada, preocupação, estresse e até mesmo a produção de um hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo, a melatonina. 

Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), a insônia afeta 73 milhões de brasileiros. Por isso, a busca por sanar questões relativas à má qualidade do sono é muito buscada por nós, afinal, noites mal dormidas trazem graves consequências para o nosso organismo. 

Uma das soluções para melhorar a higiene do sono está na mudança de alguns hábitos que podem interferir na produção da melatonina, popularmente conhecida como hormônio do sono. 

Pensando nisso, a Filóo preparou um texto para você entender o que é melatonina. Saiba tudo sobre o funcionamento do hormônio e por que alguns hábitos podem atrapalhar a qualidade do seu sono.

A melatonina é o hormônio regulador do sono secretado pelo nosso corpo. De forma mais específica, ele é produzido em uma glândula na parte central do cérebro. A substância tem como efeito promover a manutenção do nosso sono, apresentando níveis mais altos durante à noite. 

Os níveis do hormônio influenciam nosso relógio biológico, durante o dia, tendemos a sentir menos sono porque a produção é baixa. No entanto, a substância costuma aumentar no decorrer da tarde e início da noite, chegando aos maiores valores entre 23h e 3h. 

Seu sono está prejudicado? Não deixa de se cuidar! Marque uma consulta com seu cartão Filóo Saúde e receba atendimento médico de qualidade por um preço acessível. 

Sabe quando passamos alguns minutos no celular deitados na cama antes de dormir? Esse hábito pode reduzir a produção do hormônio do sono pelo nosso corpo. Isso porque a melatonina é bastante influenciada pela iluminação. Assim, quando a luz do dia cai, os níveis são maiores e o sono vem. 

Como as telas dos aparelhos eletrônicos possuem “luz azul”, esse mecanismo faz o nosso cérebro achar que ainda é dia e não produz melatonina suficiente. Por isso, ficar no celular e ver tv antes de dormir pode deixar nosso sono desregulado. 

Já reparou como as crianças tendem a dormir mais? Além de não terem muita preocupação e estresse, a idade é outro fator que influencia na produção do hormônio do sono. 

A melatonina começa a ser produzida a partir do 4º mês de vida e aumenta nos primeiros anos até se regularizar durante a vida adulta. 

Com a chegada da idade, a secreção noturna de melatonina começa a sofrer um declínio, fazendo com que a capacidade de produção da substância pelo nosso organismo seja menor.

A busca pela melhora na qualidade do sono fez a indústria desenvolver o hormônio em laboratório para tratar a insônia. Embora estudos comprovem que a melatonina sintética contribui para a regulação de distúrbios do sono, a substância divide opiniões. 

Alguns especialistas indicam o hormônio como uma das últimas opções para o tratamento. No Brasil, por exemplo, a venda é permitida apenas com prescrição médica. 

A melatonina é indicada para grupos que sofrem com a baixa produção de melatonina, são eles idosos e trabalhadores noturnos. 

Vale informar que não é só a melatonina que tem efeito sobre o nosso sono, uma série de outros hormônios e condições físicas e emocionais influenciam esse quesito. 

Confira alguns hábitos que podem melhorar a qualidade do seu sono:

A qualidade do sono é muito importante para manter uma vida saudável, não à toa passamos em média um terço de nossas vidas dormindo. É nesse momento que nosso corpo repõe as energias, os hormônios e absorve o conhecimento adquirido durante o dia. 

Problemas para dormir podem ser causados não só por falta de melatonina, mas como por ansiedade, depressão e outras doenças. 

Se seu sono continuar prejudicado é hora de procurar um médico para investigar as causas da insônia. Conte com a Filóo Saúde para te ajudar.

Quer iniciar os cuidados com a saúde?

Últimos posts

Compartilhe