3 dicas de como combater o estresse

23 de setembro de 2020 06m32s de leitura

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3 dicas de como combater o estresse

Diversos são os fatores que influenciam o nosso humor. O trabalho em excesso, a preocupação com os filhos e as pressões sociais podem deixar nossa rotina intensa, provocando estresse. Às vezes, é difícil lidar com as situações desafiadoras do dia a dia, mas algumas dicas de como combater o estresse podem te ajudar nesse processo. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse não é considerado uma doença, no entanto, a condição induz uma série de distúrbios caso as alterações causadas por esse estímulo não sejam controladas. 

Quando não eliminado pontualmente, o estresse pode causar problemas físicos, cognitivos e emocionais, como alergia, gastrite, perda de memória, transtorno de pânico e depressão. 

Por isso, trouxemos um guia prático com três dicas de como combater o estresse. Acompanhe a seguir. 

Medite 

O  estresse é uma reação do nosso organismo ao acúmulo de uma série de problemas. Quando estamos estressados, o corpo libera adrenalina e cortisol em excesso. Estar com a mente presente é fundamental para controlar os níveis de hormônio do nosso organismo. 

A meditação é uma ótima forma para fazer isso, já que a prática milenar auxilia a nossa mente a controlar nossos pensamentos. Além disso, esse exercício de foco e atenção traz o controle de nossa respiração de volta. 

O estresse faz com que a nossa respiração fique ofegante. Conseguir se policiar durante o dia em relação a essa ação, também é uma importante forma de como combater o estresse. 

Puxar o ar lentamente e soltá-lo com o dobro de tempo da inspiração gera um sinal para nosso cérebro de que estamos mais calmos, regulando os níveis de hormônio no sangue e diminuindo a sensação de estresse.

Uma das dicas de como combater o estresse é meditar com a ajuda de aplicativos e vídeos que te guiem nesse processo

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Fazer atividade física regularmente pode combater o estresse

Com a correria no trabalho e em casa, muitas vezes, não disponibilizamos um tempo para cuidar da gente. Com o tempo, deixar de reservar uma ou duas diárias para realizar atividade física pode trazer consequências para sua saúde e afetar seu bem-estar. 

Uma pesquisa realizada pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, avaliou o nível de estresse de 16 indivíduos após a prática regular de atividades físicas no período de 12 meses.

O estudo concluiu que a prática contribui para a diminuição dos níveis dos hormônios e, consequentemente, ocasionou uma melhoria na qualidade de vida dos participantes.

Mas qual tipo de atividade física devo fazer para aliviar o estresse? 

Essa pergunta é muito pessoal e depende muito do que você gosta de fazer para se sentir bem.

Algumas pessoas vão preferir jogar bola com os amigos, enquanto outras têm mais prazer em fazer uma caminhada ao ar livre. O importante é usar esse momento para esquecer dos problemas diários e focar em exercitar seu corpo. 

Aqui vão algumas sugestões de como combater o estresse:

  1. Atividades aeróbias (Andar de bicicleta, correr, nadar e dançar)
  2. Movimentos de flexibilidade (alongamentos)
  3. Exercícios de força (agachamento, prancha, flexão)

Não esqueça de consultar um médico e ver sua aptidão para a atividade física escolhida. Conte com a Filóo para encontrar os melhores médicos e com preços que cabem no seu bolso! 

Durma pelo menos de sete a oito horas por dia 

Sabemos que a correria do dia a dia pode nos impedir de dormir a quantidade de horas ideais. Mas recarregar as energias é um dos métodos que mais podem trazer resultados na diminuição dos níveis de estresse no organismo. 

Pesquisas apontam que fazer exercícios físicos podem melhorar a qualidade do seu sono. Costumamos ficar cansados depois de nos exercitarmos, assim o sono vem, geralmente, mais fácil à noite.

Tente não colocar pressão nessa dica para não surtir o efeito contrário. Experimente começar de forma natural, como ir para cama um pouco mais cedo do que o costume ou talvez ler algumas páginas de um livro antes de dormir.

Lembre-se, o estresse não controlado pode trazer complicações mais severas, por isso, sempre guarde um tempo para fazer o que gosta para tentar se esquecer dos problemas corriqueiros. 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe elas com seus amigos e familiares e ajude a cuidar de quem você ama.

Pequenas dicas de como combater o estresse podem transformar a nossa qualidade de vida e com isso que a Filóo está preocupada. Saiba mais sobre nós clicando aqui!