Dicas de alimentos para o aumento da imunidade

31 de agosto de 2020 07m23s de leitura

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Dicas de alimentos para o aumento da imunidade

Como hoje é o Dia do Nutricionista, fui convidada pelo pessoal da Filóo para sugerir uma receita especial para o aumento da imunidade que nos ajudará muito a manter a saúde em dia em tempos de pandemia. Então para começar é importante saber que para estar saudável, além de uma alimentação equilibrada, também é necessário se manter hidratado, praticar atividade física regular, garantir a segurança alimentar e ter um sono de boa qualidade. Assim, damos ao organismo melhores condições de lutar e se proteger do vírus.

Apesar de não haver nenhum estudo comprovando a eficácia de alimento específico ou alguma conduta nutricional que combata a contaminação do coronavírus, é recomendado incluir na alimentação as seguintes fontes de vitaminas:

  • Vitamina A, C e E: kiwi, melancia, goiaba, laranja, limão, tomate, manga, mamão e alho.
  • Ferro e ácido fólico: rúcula, batata doce, espinafre, couve e cogumelos.
  • Vitamina E e Zinco: carnes, aveia, arroz integral, feijão, ervilha, nozes e castanhas.
  • Iogurte natural.

Agora, para saber qual a quantidade correta da ingestão hídrica diária faça o seguinte cálculo:

35 ml x kg/peso

A hidratação é fundamental, pois mantém as vias áreas úmidas e ajudam no combate e eliminação do vírus, que se proliferam em ambientes secos.

Receita

Bianca Costa
Nutricionista, pós-graduada em comportamento alimentar pelo IPGS e parceira aqui na Filóo.